Você sabe como pode lançar mão da antecipação de recebíveis para alavancar o seu negócio? Conhece a importância do uso responsável desse aliado econômico de sua empresa? É comum que surjam dúvidas e incertezas na hora de usar esse recurso, mas é importante ter muita cautela e fazê-lo com o máximo de segurança possível.

Ainda que haja inúmeras opções de adiantamento, é comum que aqueles que buscam uma forma de oxigenar o caixa fiquem na dúvida de qual a melhor para a sua empresa e quais condições melhor se encaixam na sua realidade financeira.

Se o seu negócio precisa de um fluxo de caixa maior e, para isso, depende da antecipação dos recebíveis, leia nosso post antes de tomar qualquer decisão!

O que é a antecipação de recebíveis?

Ainda que uma pequena — ou média — empresa seja competente e tenha um bom fluxo de negócios, é comum que haja limitação de capital de giro, especialmente quando ela trabalha com recebimentos que virão em datas futuras. Entretanto, as necessidades que essa instituição tem não podem esperar.

Nem sempre um bom setor comercial, um bom planejamento e a saída de produtos e/ou serviços são suficientes para que o caixa esteja pronto para arcar com os custos comuns de operação de qualquer companhia, e é justamente nesse momento que a antecipação de recebíveis surge como solução.

Esse recurso nada mais é do que uma operação que visa a uma maior liquidez dos ativos da empresa, para que o lucro previsto possa ser utilizado para investimentos relacionados ao crescimento do negócio ou simplesmente para arcar com despesas e custos operacionais de manutenção.

Os tipos de antecipações de recebíveis mais comumente utilizados pelos empresários são:

  • de cheques e duplicatas;
  • de cartões de crédito.

A antecipação de parcelas e compras feitas por meio de cartões é uma forma rápida e eficiente de se capitalizar e evitar o “desfluxo” com dinheiro próprio. Em algumas companhias que oferecem a modalidade, esse tipo de adiantamento permite ao cliente a escolha do dia e da forma como deseja receber o valor.

Por meio dela, é possível receber à vista por uma venda pela qual receberia em até 12 vezes. O mesmo é possível com os cheques e duplicatas, com a garantia de que esses valores serão realmente captados.

Por que antecipar os recebíveis?

A principal razão para as empresas buscarem a antecipação de recebíveis é a manutenção de um fluxo de caixa relevante para as demandas de sua atividade. Parte importante dessa necessidade de antecipação se deve às diferentes formas de pagamento oferecidas a prazo, já que elas são eficientes maneiras de atrair um maior número de clientes.

Em contrapartida, isso causa um desfluxo de caixa muito grande, já que, muitas vezes, recebe-se pela venda de um produto ou serviço em mais de 12 parcelas, quando já se pagou por ele ou quando o custo da operação da empresa é mensal.

Com as contas chegando mês a mês, é impossível manter um caixa saudável se o que ocorre é o recebimento de receita atrasado. A antecipação de recebíveis traz esse equilíbrio necessário para que o negócio seja capaz de continuar oferecendo formas de pagamento atraentes, mas sem se prejudicar ao ponto de ter que fechar as portas por complicações financeiras.

Esse problema é ainda maior para as pequenas e médias empresas, que, para competir com as gigantes do mercado, precisam, muitas das vezes, vender a prazo e oferecer várias facilidades. Só que com um detalhe: sem o mesmo fôlego financeiro das concorrentes.

Como antecipar meus recebíveis?

Esses recebíveis podem ser antecipados quando as pequenas e médias empresas buscam os serviços com instituições financeiras e companhias que oferecem essa modalidade, podendo ser os bancos, por meio do FIDC, ou as factorings, que têm ganhado grande espaço no mercado devido ao seu modelo competitivo de negócio.

Nas duas opções, as instituições “compram” os direitos de recebimento de capital da empresa que solicita a antecipação. Ou seja, quando os cheques e os valores do cartão compensarem, eles serão direcionados a elas diretamente. Em contrapartida, o capital acordado é repassado imediatamente, considerando o desconto dos juros pelas operações.

Em um exemplo, se sua organização tem um faturamento previsto em R$ 5 mil para daqui a um mês, mas necessita de capital agora, a antecipação é acordada e, imediatamente, esse dinheiro é recebido, porém com o desconto cobrado. Esses R$ 5 mil que entrarão no futuro serão direcionados para a instituição financeira que antecipou o recebível.

Para conseguir fechar um contrato de antecipação, as empresas que solicitam o serviço precisam passar por uma análise de crédito, que funciona como uma forma de proteção que as instituições financeiras exigem.

Como escolher a melhor antecipação de recebíveis?

Bancos ou factorings? Na hora de escolher a melhor instituição financeira, é importante comparar condições e entender quais são as melhores diante das necessidades da empresa. Alguns fatores, como descontos e valor mínimo de recebíveis, por exemplo, são muito importantes e devem ser analisados cuidadosamente.

As taxas são um ponto muito importante e devem ser observadas durante a pesquisa. É fundamental buscar empresas que consigam oferecer a antecipação de recebíveis com um percentual de desconto que seja interessante, fazendo valer a pena receber esse capital adiantado sem perder muito dinheiro.

Factoring é modelo do momento

Outro importante ponto é em relação à segurança acerca do recebimento desse capital em questão, especialmente em se tratando de cheques. Há empresas que oferecem garantias concretas de liquidação dos valores provenientes desse tipo de pagamento, o que torna o processo mais tranquilo.

Hoje, no mercado, as empresas que realizam o factoring conseguem oferecer as melhores condições para quem busca receber esse capital antecipado, com todos os recursos necessários, assegurando desde taxas interessantes até capitais mínimos que atendem bem às necessidades das pequenas e médias empresas. Vale a pena considerar essa opção como a mais interessante atualmente.

A antecipação de recebíveis é um mecanismo eficiente e que ajuda muito as pequenas e médias empresas, garantindo a saúde financeira das instituições e permitindo que elas se desenvolvam no mercado, sempre com capital suficiente para manter as atividades a todo vapor, sem precisar prejudicar o cliente.

O que achou dessa opção? Ficou curioso para conhecer uma empresa que ofereça um serviço de factoring eficiente? Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer pela sua organização! Vamos lá!

Escreva um comentário