Ao optar por uma franquia de factoring, o empresário passa a contar com conhecimentos fundamentais da franqueadora para o sucesso do seu negócio
Começar uma empresa do zero não é nada fácil. No caso do factoring, alguns elementos trazem ainda mais desafios, como a necessidade de fazer uma análise detalhada do perfil dos clientes. Nesse sentido, recorrer a uma franquia de factoring pode ser a melhor saída. Veja a seguir as vantagens de contar com um modelo bem desenvolvido dentro desse mercado.
Por que recorrer a uma franquia?
Ao abrir uma empresa, além de aprender a lidar com todo o processo de criação e suas rotinas burocráticas, a pessoa precisa desenvolver um modelo de negócio, criar processos, buscar diferenciais competitivos e ainda fazer a divulgação para alcançar seu público. Com tantos desafios, é natural que muitos dos negócios sequer sobrevivam ao primeiro ano de operação.
Por outro lado, quando se recorre a uma franquia, muitas dessas etapas já foram solucionadas. Afinal, o franqueador conta com um plano de negócios sólido e testado, colocando esses conhecimentos à disposição do franqueado. Além disso, ter uma marca conhecida e forte por trás também faz toda a diferença para o sucesso.
Importância da análise de risco
Antes de mais nada, um dos pontos mais importantes para uma operação de factoring é a análise do perfil dos clientes. Em outras palavras, é a partir deste estudo que se consegue avaliar os riscos envolvidos e até mesmo recusar aqueles negócios em que há maiores chances de levar prejuízo.
Além disso, o processo também é essencial para calcular qual deságio será cobrado na operação. Ou seja, a diferença entre o valor do título que se deseja antecipar e quanto a empresa de factoring irá de fato entregar para quem busca o adiantamento depende diretamente dessa avaliação.
Vantagens da franquia de factoring
Segundo dados da Anfac (Associação Nacional de Fomento Comercial), o setor de factoring projetava movimentar R$138 bilhões no país em 2021. Apesar do potencial desse mercado, quem nunca atuou na área dificilmente terá todo conhecimento necessário para fazer a análise de risco de forma assertiva desde o momento da abertura do negócio. Desse modo, a empresa pode entrar enfrentar dificuldades por entrar em operações arriscadas.
Ao recorrer a uma franquia de factoring, o empresário tem acesso a todo o know-how da marca dentro do setor. Esse suporte inclui a experiência adquirida pela franqueadora na avaliação tanto dos clientes quanto dos títulos cujo crédito eles desejam antecipar. Assim, as chances de sucesso se tornam muito maiores, impactando de forma positiva também na lucratividade do negócio.
Imagem por rawpixel.com no Freepik