É conhecido o poder que as franquias têm de atrair interessados, especialmente pelo fato de seu modelo de negócio proporcionar mais segurança aos empreendedores. As franquias de serviços são um exemplo disso.

Elas vêm obtendo muito destaque por serem mais maleáveis e permitirem acesso mais fácil ao negócio. Falta de capital para compra de estoque e aluguel de ponto comercial em shopping, por exemplo, deixa de ser empecilho e o investimento fica mais fácil.

A lei das terceirizações também ampliou o mercado de serviços, tornando o momento bastante propício para investir nesse modelo de franquia.

Abaixo, listamos as principais vantagens da franquia de serviços e também os fatores que devem ser analisados na hora de escolher uma delas para investir. Acompanhe!

Baixo custo de infraestrutura

A primeira grande vantagem de uma franquia de serviços é o baixo custo da infraestrutura. A explicação está no fato de que a oferta de serviços não exige, na maioria das vezes, uma grande capacidade operacional.

Dessa forma, eliminam-se investimentos em pontos comerciais com aluguéis caros, montagem muito elaborada, estoque, contratação de um número alto de colaboradores e compra de equipamentos.

E assim pode sobrar mais dinheiro para capital de giro, o que será muito benéfico ao desenvolvimento das atividades. Falta de capital de giro, como todos sabem, compromete o funcionamento da empresa, impedindo que ela ofereça um serviço de qualidade ou até mesmo amplie o número de clientes devido aos custos operacionais.

Inclusive, as franquias de serviço são tão acessíveis que podem permitir ao empreendedor a realização do sonho de trabalhar em casa, já que muitas delas se baseiam no home based, tornando esse modelo ainda mais atraente.

Capital livre para investimento

Ampliando o que foi dito acima, a capacidade que as franquias de serviços possuem para deixar o seu capital mais livre é imensa. Além dos custos reduzidos de estrutura, os gastos recorrentes também são menores.

Veja bem, uma franquia que vende produtos precisa de equipamentos como prateleiras, expositores e afins, que vira e mexe precisam de troca ou manutenção. Fora isso, há a necessidade de alocar recursos para a compra de produtos, o que deixa o capital mais engessado e com a obrigação de ser direcionado para suprir essa demanda.

Enquanto em uma franquia de serviços o dinheiro está na sua mão, em uma franquia de produtos boa parte dele está imobilizada no estoque. A capacidade de escolher como e onde investir é essencial para a saúde financeira da empresa e para melhorar suas operações.

Entre as melhorias podemos citar a contratação de profissionais, seja para aumentar a equipe ou para qualificar o seu quadro. Ambos os fatores contribuem para maior produtividade e rentabilidade, elementos fundamentais em qualquer empreendimento de sucesso e vida longa.

Adaptabilidade ao mercado

A maior parte das franquias de serviços não exige grande experiência prévia. Com o treinamento dado pelo franqueador, a estrutura da rede e o suporte oferecido, é possível se adaptar rapidamente às novas funções.

Dessa maneira, a alternativa não se mostra apenas rentável, mas também uma forma de muitos empreendedores realizarem o desejo de mudar de área — o que normalmente seria complicado em razão das inúmeras variáveis existentes.

Mas imagine explorar um novo mercado sem ter toda essa ajuda? Certamente seria uma missão difícil, para não dizer praticamente impossível. O mercado tende a ser cruel com quem não tem expertise e domínio da área de atuação. Esse, aliás, é um dos fatores que mais contribuem para a alta taxa de mortalidade de novas empresas.

Portanto, uma franquia de serviços é uma alternativa mais viável e segura para fazer essa transição e também para quem está abrindo o primeiro negócio e não tem experiência de gestão.

Em resumo, enquanto outros modelos de empreendimento afastam possíveis interessados devido às grandes dificuldades encontradas, a franquia de serviços atrai justamente por apresentar as ferramentas necessárias para superar esses obstáculos.

Vale citar que a adaptabilidade ao mercado também envolve questões regionais. Por mais que haja um padrão de operações, a realidade de um segmento varia conforme a localidade onde ele é trabalhado.

Tendo isso em mente, é fundamental encontrar meios para se adaptar à realidade do mercado local. Em um sistema de franquia de serviços, essa adaptação fica mais fácil, já que o suporte ajudará na realização das ações cotidianas e outras pertinentes ao funcionamento do negócio.

Maior flexibilidade

Outra grande vantagem em optar por uma franquia de serviços é a maior flexibilidade que ela apresenta em relação às franquias de produtos. Isso acontece por diversos fatores, dentre eles a maior adaptabilidade ao mercado citada acima.

Enquanto trabalhar com produtos torna o processo mais inflexível, já que só é possível oferecer o que está disponível em estoque (com raras exceções), o mercado de serviços possibilita oferecer soluções mais personalizadas, tendo assim melhores condições de atender à demanda do cliente.

Essa capacidade de personalização é muito valorizada, o que ajuda a tornar o negócio ainda mais rentável e, consequentemente, mais atraente.

Bônus: como escolher uma franquia de serviços

Escolher uma franquia de serviços requer alguns cuidados. Há pontos que devem ser analisados com atenção:

  • investimento necessário;

  • reputação da marca;

  • potencial de mercado;

  • capacidade de suporte;

  • obrigações contratuais (royalties, taxas etc).

Outra dica importante é tirar todas as dúvidas com o franqueador e conversar com outros franqueados, a fim de entender como o negócio funciona na prática e como eles avaliam a experiência com a franquia.

Também é importante contar com apoio especializado (jurídico, contábil, etc.) para analisar a COF (Circular de Oferta de Franquia), pois assim fica mais fácil entender os termos contidos nela, evitando que o investimento se torne uma dor de cabeça no futuro.

Com essas dicas, você aprendeu tudo sobre franquia de serviços, suas vantagens, e agora tem condições de fazer a melhor escolha.

E falando em escolha, que tal se aprofundar no assunto e entender como escolher entre negócio próprio ou franquia? É fácil, basta acessar este post!

Escreva um comentário