Evento promovido em São Paulo no dia 04 de julho reuniu os representantes das franquias da Federal Invest, maior rede de factoring do país que atualmente está presente em 23 Estados brasileiros. O objetivo foi preparar as empresas com orientações dos melhores profissionais do país para atender a grande demanda que o segmento de factoring, especialista em serviços de antecipação de recebíveis, vem apresentando. A parceria também envolveu além das agências da Federal Invest, outras tantas gigantes do segmento como, Ouro Preto Investimentos, Smart Factor, Allcheck, ACIAR e Boa Vista Serviços – Administradora SCPC.
A Federal Invest, com 21 anos de experiência nesse setor e que conta com mais de 100 unidades no país, vem desenvolvendo um trabalho de orientação às unidades para o atendimento dessa grande demanda e investindo em novos projetos que aceleram a rentabilidade das unidades franqueadas. O Grupo, tradicionalmente conhecido no atendimento a micro e pequenas empresas, lançou ainda em 2015 um FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios para também oferecer a possibilidade de operações de altos valores e assim atingir médias e grandes empresas, ampliando aos franqueados a gama de clientes a serem atendidos. Para João Ricardo de Faria, franqueado e administrador da unidade de Taguatinga Sul/DF, no cenário empresarial há iniciativas que são imprescindíveis, pois a movimentação para a direção correta é fundamental. “Incentivar que o empresário esteja atento, desenvolva um olhar diferenciado no andamento do seu negócio e tenha oportunidade em participar de projetos inovadores passa a ser nota de corte na administração dos negócios. E essa é uma das principais vantagens em integrar uma rede comprometida e que conta com os melhores profissionais do segmento de fomento “, disse o franqueado João Ricardo de Faria.
O evento que teve como tema “Reinvente a Crise – Descubra Novas Possibilidades”, ocorreu das 9h às 17h30, no Hotel Mercure Guarulhos, em São Paulo, quando os empresários puderam conhecer novas ferramentas de trabalho que estão sendo disponibilizadas ao Grupo. O empresário Túlio Nóbrega, administrador da agência de Macaíba, no Rio Grande do Norte, avaliou como positiva a participação no evento. “A participação nesses encontros é algo essencial para termos um futuro promissor em nossas agências. A troca de experiência e boas práticas compartilhadas com a equipe da Federal Invest e os demais administradores é algo de um valor imensurável. As novidades apresentadas durante os eventos nos colocam à frente do mercado, que atualmente se encontra com muitas oportunidades, mas também com um alto nível de risco nas operações. Estar preparado, envolvendo nossa equipe nos eventos, seja através da participação presencial ou fazendo uma apresentação para toda a equipe após nosso retorno às agências, é algo básico no meu modelo de gestão e que julgo ser de suma importância para nosso resultado”.
Com a significativa desaceleração da economia, que não se mostra passageira e deve ainda se perpetuar por alguns anos é cada vez mais pujante a redução do ritmo de crescimento do crédito ao consumidor e ao comércio varejista, tornando-se cada vez mais evidente a necessidade de empresas buscarem alternativas no sistema financeiro. Como as grandes instituições bancárias estão cada vez mais dificultando a liberação de crédito para o empresariado brasileiro, aumenta a passos largos a procura por outras fontes de possibilidades de crédito, como as agências de fomento, que atuam na compra de títulos de crédito, como cheques pré datados e duplicatas. “É o melhor momento para as nossas agências. É hora de oferecer uma parceria sólida, transparente e duradoura aos clientes. E nada melhor que oferecer a rede franqueada todo o suporte necessário para o atendimento dessa demanda”, disse o presidente do Grupo Federal Invest, Renato Junqueira.
Para César Ricardo Rosa, que comanda a unidade em Itajubá, Minas Gerais, foi grande a satisfação de poder estar presente no 2º Encontro de 2015. “Além de tomarmos conhecimentos de novos recursos que estarão sendo disponibilizados para melhoria do desempenho das agências, tivemos a oportunidade de encontrar com um grande número de franqueados e representantes da diretoria e colaboradores da franqueadora. O momento foi importante para a troca de conhecimento, muito útil neste momento da economia nacional . Enfim, saímos deste encontro muito animados e, esperamos, ainda mais preparados para continuarmos nossa tarefa de auxiliar no Fomento Mercantil e contribuir para superar os obstáculos que tem sido impostos aos brasileiros por mais esta crise econômica”, concluiu.