O mercado de franquias é um dos que mais se desenvolvem no Brasil.

É que não são poucos os brasileiros que batalham para abrir um negócio próprio. E investir em uma franquia, num modelo que já deu certo, é muito mais seguro do que começar do zero. Os riscos envolvidos são bem menores. E as chances de sucesso, bem mais altas.

Se você também concluiu que a franquia é a melhor alternativa para ter o seu próprio negócio, e está pensando em abrir uma, veja essas 5 dicas. Elas serão úteis para a sua decisão.

1. Busque uma franquia confiável

Ser filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) é um dos principais indicadores de que se trata de uma rede confiável.

Se a marca já obteve o selo de excelência da entidade, melhor ainda. Essa chancela é atribuída à franqueadora por seus próprios franqueados. São eles que avaliam a rede por meio de uma pesquisa e ratificam a certificação.

2. Tenha identidade com o segmento

Você se sairá bem melhor no empreendimento se já tiver alguma experiência e conhecimento na área.

3. Planeje os investimentos

É preciso ter capital suficiente para iniciar e manter a operação até que ela se torne rentável. O risco de se gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento.

O cálculo deve incluir o investimento inicial informado pelo franqueador e o tempo previsto para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio operacional, além do capital de giro necessário para pagar seus compromissos e manter um bom atendimento.

4. Analise a lucratividade

Considerando exclusivamente o aspecto financeiro, a melhor franquia será aquela que exigir o menor percentual de recursos imediatos, com o prazo mais curto para retorno do investimento e com os maiores índices de lucratividade e rentabilidade.

5. Avalie a COF

A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.

 

 

Escreva um comentário