O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. O sonho de ter o próprio negócio é o quarto mais recorrente entre os brasileiros e se revela ainda maior do que a vontade de seguir carreira em uma empresa. Sem contar que, hoje, muitos dos novos empreendedores abrem um negócio por senso de oportunidade e não apenas por falta de opção de renda, como era comum poucos anos atrás.

Mas ao lado do número crescente de empreendedores no país, a taxa de mortalidade das empresas brasileiras também é bastante alta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60% dos empreendimentos naufragam antes de completar cinco anos.

Um dos principais motivos é a falta de perfil empreendedor de quem inicia um negócio. Pois não basta sonhar. Um  empreendedor  precisa reunir algumas características essenciais para que suas iniciativas tenham sucesso e vida longa.

É sobre esses atributos que falamos a seguir. Mas caso você não se identifique com as principais características do perfil empreendedor, não desanime. Todas as competências podem ser trabalhadas e desenvolvidas. E isso depende basicamente de você. Vamos em frente?

Iniciativa

A iniciativa é a capacidade de a pessoa estar sempre antenada, analisando e verificando tudo que está acontecendo ao seu redor, de forma a identificar oportunidades de negócio e os melhores caminhos para viabilizar projetos.

O empreendedor que tem essa característica é intensamente curioso, interessado e conectado a pessoas e coisas diferentes. Essa postura é essencial para que ele possa desenvolver novos produtos e serviços, propondo soluções criativas e inovadoras para a empresa.

Confiança

A confiança é parte indispensável do perfil empreendedor. A pessoa que abre um negócio deve crer em si mesma, acreditar em seu conhecimento e em suas habilidades e ter a certeza de que a empresa, os produtos e os serviços são diferenciados a ponto de resolver os problemas do mercado em que atua.

O empreendedor tem que estar seguro daquilo que faz, do preço que cobra e das vantagens que oferece aos seus clientes. No entanto, tudo isso é um grande desafio. É natural que o empreendedor tenha dúvidas, principalmente se estiver dando os primeiros passos. É preciso, então, se preparar continuamente para desenvolver a confiança em si mesmo e no seu negócio.

Perseverança

A grande maioria das empresas fracassa no mercado porque seus donos desistem de prosseguir. O mundo do empreendedorismo é cercado de desafios e só vencem as pessoas que de fato são resilientes e perseverantes. Mesmo que aconteçam situações muito adversas, elas não serão o fim do mundo, e o empreendedor deve seguir em frente.

Grandes empresários têm em comum o fato de terem cometido diversos erros, mas isso não os impediu de seguir em frente para obter sucesso em seus projetos. A perseverança é um dos mais poderosos atributos de alguém com espírito empreendedor. Lembre-se de que o erro é algo inerente à atividade: em vez de enxergá-lo como negativo, é preciso aproveitar suas lições para voltar com força ainda maior.

Foco

No dia a dia do negócio, certamente surgem inúmeras atividades a realizar. Por conta disso, é imprescindível que o empreendedor identifique quais são as tarefas mais importantes para ele e sua equipe. Também é muito importante que o empresário seja capaz de reconhecer possíveis distrações, para que possa se concentrar nas partes do negócio que realmente trarão os resultados esperados.

Vale dizer que muitos empreendedores querem abraçar o mundo. No entanto, geralmente o resultado desse tipo de atitude é a perda da qualidade dos produtos e serviços ofertados. Para ter foco, é indispensável contar com um projeto que delimite quais serão os serviços oferecidos para o público-alvo e qual será a estratégia utilizada. Isso deve ser feito com a maior disciplina civil.

Flexibilidade

Em qualquer negócio, acontecem situações inesperadas. Muitas coisas não são controláveis, pois é simplesmente impossível prever tudo. Por isso, o empreendedor deve ser capaz de identificar e reagir rapidamente aos desafios, à concorrência, às mudanças de mercado e às transformações tecnológicas.

Na prática, é preciso ter em mente que os planos sofrem modificações ao longo do caminho, e isso significa se adaptar às condições impostas. Portanto, se for o caso, o empreendedor não deve hesitar em dar o braço a torcer quando surgir essa necessidade.

Equilíbrio

Engana-se quem pensa que ser empreendedor é muito mais fácil do que trabalhar para outras pessoas. Quase sempre, o dono de uma empresa trabalha muito mais do que os funcionários. Afinal, as responsabilidades são muito maiores e, realmente, para se destacar no mercado, é preciso trabalhar duro.

Mas um empreendedor não pode se esquecer da saúde e dos relacionamentos. É muito importante tirar folgas, viajar com a família e relaxar sempre que possível. Não adianta bater o recorde de lucro no ano, por exemplo, e não estar com a saúde física e mental em dia.

O empreendedor não deve negligenciar nenhuma área da sua vida, e é fundamental buscar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Por outro lado, também é importante que, no início do negócio, se faça um esforço maior para que tudo dê certo. O mais importante é que a pessoa se conheça bem e fique atenta aos sinais que o próprio corpo dará caso alguma coisa esteja errada.

Depois de avaliar essas ideias sobre o perfil empreendedor, é válido lembrar que o empreendedorismo não tem nenhum tipo de receita pronta, nem fórmula mágica. Por conta disso, um conjunto de qualidades pessoais, junto aos fatores externos, é que determinará o sucesso ou não de uma empresa.

Um empreendedor que tem as características que destacamos aqui geralmente consegue perceber oportunidades de negócio com muito mais facilidade, mesmo na crise.

Se você está pensando em se aventurar na área, uma boa pedida é conhecer  5 negócios rentáveis para quem quer empreender!

1 Comentário

  1. Parabéns a toda equipe da Federal Invest pelo conteúdo publico. É esse tipo de leitura que me faz levantar todas as manhãs e continuar sonhando.

Escreva um comentário