Um número cada vez maior de brasileiros tem se empenhado em abrir o seu próprio negócio. A maioria por necessidade, especialmente a partir do início da pandemia do coronavírus. Mas muitos, também, porque desejam fazer a diferença na sociedade e trabalhar em algo que lhes dê satisfação pessoal.

Seja qual for o seu caso, empreender é enxergar oportunidades e investir tempo e recursos materiais, financeiros e humanos para explorá-las.

Observe que, apesar do número expressivo de novos empreendimentos, muitas necessidades dos consumidores ainda são mal atendidas ou sequer são atendidas. E é aí que estão as oportunidades.

Você pode escolher diferentes caminhos, como atender a uma demanda reprimida em determinada localidade; desenvolver um produto ou serviço novo, ou diferenciar-se e chamar atenção melhorando um produto ou serviço que já existe, por exemplo.

De qualquer maneira, observar a oportunidade e pensar na solução é o começo. A partir daí, é hora de arregaçar as mangas colocar seu projeto em prática.

Para ajudar você nessa jornada, selecionamos 5 ideias de negócios que dão efetivas respostas às atuais necessidades do mercado. E pode ser que algum desses negócios tenha a ver com uma área em que você já possui habilidade e conhecimento, o que facilita bastante. Acompanhe!

#1. Alimentação saudável

Comida é sempre um bom negócio. E numa época em que as pessoas se preocupam cada vez mais com o que põem no prato, a alimentação saudável é uma ótima opção.

A procura por alimentos saudáveis e orgânicos, que já era grande, teve forte impulso na pandemia. A maioria dos consumidores passou a dar mais atenção à saúde e à alimentação.

Assim, produtos orgânicos, vegetarianos, com menor teor de sódio e sem glúten ganharam ainda mais espaço no mercado.

As possibilidades são muitas! Um pequeno restaurante com menu baseado em legumes, verduras e frutas sem agrotóxico; a oferta de marmitas saudáveis com serviço de delivery; fornecimento de comida pronta para pessoas com restrições alimentares; um empório de produtos naturais e minimamente processados, como saladas higienizadas e kits de legumes descascados e picados para sopas…

Se bem gerida, uma empresa de fornecimento de marmitas, por exemplo, pode alcançar lucro superior a 20%.

#2. Cosméticos e produtos de higiene naturais

Também na linha sustentável, a venda de cosméticos e produtos de higiene naturais, que não realizam testes em animais, está em sintonia com os hábitos atuais dos consumidores e tem bom potencial de crescimento.

É possível atuar com revenda ou mesmo partir para a produção artesanal. No portal do Sebrae há um estudo bem completo sobre como montar uma fábrica de cosméticos ecológicos.

E se você fizer uma pesquisa, vai encontrar na internet uma série de cursos e receitas para criar sua própria linha de cosméticos naturais.

#3. Brechó

Entra ano, sai ano, e os brechós continuam sendo uma boa opção de negócio. Com o apelo ao consumo consciente cada vez mais forte, adquirir roupas de segunda mão faz uma grande diferença para quem compra, quem vende e para a sustentabilidade.

Você pode abrir um pequeno negócio num espaço físico, mas hoje as melhores oportunidades estão no mundo online – principalmente por conta do hábito de compras virtuais estimulado pelas restrições da pandemia.

Existem diferentes tipos de brechós: de luxo, moderno, vintage, infantil, popular e por aí vai. Para começar, portanto, você precisa definir qual será o seu público e o tipo apropriado de brechó para atendê-lo.

#4. Hotel pet, creche e pet sitter

Difícil encontrar quem não tenha um bichinho de estimação. Por isso mesmo, o promissor mercado pet é uma excelente alternativa para quem ama animais e tem interesse em se capacitar e trabalhar na área.

Mas a dica é empreender em um negócio inovador, diferente dos tradicionais pet shops e serviços de banho e tosa. Algo que realmente possa atender a uma demanda reprimida. Nessa linha, uma ideia interessante é um hotel pet combinado com creche e serviço de pet sitter.

No hotel para cães e gatos, os pets podem ficar hospedados enquanto seus tutores viajam, por exemplo. O estabelecimento deve oferecer alimentação de qualidade, conforto, higiene, atividades físicas e espaço para os bichinhos se divertirem.

Parte da estrutura pode ser utilizada como creche, para atender pets de tutores que trabalham fora o dia todo. E se você oferecer serviço de transporte, melhor ainda.

Entretanto, nem todo mundo se sente seguro em deixar seus pets fora da casa onde eles estão acostumados, mesmo que seja  apenas por algumas horas. Principalmente gatos, que são animais territorialistas e costumam estranhar lugares diferentes.

Portanto, a melhor maneira de oferecer uma solução completa às necessidades dos tutores, é optar pelo formato híbrido que sugerimos acima. Ou seja, um empreendimento que combine hotel e creche com serviço de pet sitter (babá), para cuidar do animalzinho na própria casa onde ele mora.

#5. Soluções financeiras

Os negócios da área de finanças estão sempre em alta, principalmente quando voltados a empresas. Se você tem um capital para investir e alguma afinidade com as áreas de financeira ou comercial, o factoring é uma ótima ideia para empreender.

Trata-se de uma das atividades que mais prosperam no país. Sem contar que fomenta a economia da região onde está presente, num trabalho que auxilia outros empresários e comerciantes a crescer, mantendo a saúde financeira de suas empresas.

Para ingressar nesse mercado, o melhor caminho é optar por uma franquia, porque dessa forma você contará com know-how, assessoria completa e suporte de uma rede com expertise na área, proporcionando segurança ao desenvolvimento do seu negócio.

A Federal Invest, rede líder do segmento no Brasil, é pioneira em formatação de franquias de factoring. Tem mais de 100 unidades franqueadas distribuídas em todo o território nacional e quase três décadas de atuação em fomento comercial.

As agências franqueadas da Federal Invest trabalham principalmente com antecipação de recebíveis (adiantamento dos valores das vendas efetuadas a prazo), consultoria financeira e gestão de contas – emissão de boletos, controle dos pagamentos, cobranças etc.

Tudo isso com uma equipe reduzida, sem necessidade de estoque e com resultados expressivos.

Para saber mais sobre a franquia Federal Invest, você pode entrar em contato pelo site ou pelo WhatsApp e solicitar uma apresentação sem compromisso.

Escreva um comentário