De perda de competitividade a atraso de pagamentos, conheça os motivos que mais levam as empresas a buscar recursos para financiar sua operação

É muito comum que as empresas precisem de crédito para financiar suas atividades. Porém, ao contrário do que se imagina, isso não necessariamente é um problema. Afinal, muitas das iniciativas que levam um negócio a crescer demandam grandes investimentos. Por exemplo, a contratação de funcionários, a compra de novos equipamentos ou mesmo a abertura de novas unidades.

Ao mesmo tempo, levantar recursos também pode ser a melhor maneira de superar um momento difícil e ganhar tempo até a operação voltar à normalidade e reequilibrar o caixa. Nesse sentido, o capital pode ser usado para pagar salários, acertar com fornecedores ou evitar o vencimento de contas.

Listamos a seguir cinco sinais de que sua empresa pode estar precisando de crédito. Confira.

1. Atraso de pagamentos

Um dos indícios mais claros de que um negócio precisa levantar recursos é quando os atrasos de pagamento por falta de dinheiro se tornam frequentes.

Além de ameaçar a própria continuidade das operações, pois uma empresa não funciona sem funcionários ou matéria-prima, o acúmulo de contas vencidas pode resultar em multas e até mesmo ocasionar a abertura de processos judiciais, fazendo com que o problema se transforme em uma verdadeira bola de neve.

2. Fluxo de caixa negativo

Se a empresa está gastando mais dinheiro do que entra, esse é um sinal bastante evidente de que ela necessita de crédito.

No entanto, é importante ressaltar que, neste caso, a simples entrada de recursos não vai solucionar o problema, mas apenas dará fôlego para cobrir os custos operacionais mais urgentes.

Ou seja, caberá ao empresário buscar meios de ampliar o faturamento no futuro, seja através de captação de clientes, lançamento de produtos ou outras estratégias.

3. Perda de competitividade

Sabe quando um carro lidera a corrida, mas fica cada vez mais claro que seus adversários são mais rápidos e vão ultrapassá-lo em poucas voltas? Pois é justamente isso o que acontece no mundo dos negócios quando uma empresa começa a perder competitividade frente a seus pares.

Portanto, no momento em que você começa a ver a imagem dos concorrentes crescer no retrovisor, é hora de pensar em meios de melhorar o desempenho do negócio. Isso pode ser feito por meio de investimentos em tecnologia, campanhas de marketing, contratação de pessoal e uma série de outras iniciativas que vão demandar recursos.

4. Boas oportunidades

Pode parecer estranho, mas o surgimento de uma boa oportunidade pode indicar que sua empresa precisa levantar recursos.

Por exemplo: imagine que um fornecedor está com um desconto incrível, mas você não tem dinheiro para realizar a compra dentro do prazo. Em vez de deixar passar essa chance, pode ser vantajoso recorrer ao crédito para concretizar o negócio, especialmente se o abatimento oferecido for superior às taxas cobradas pela operação.

5. Equipamentos ou estrutura defasada

Finalmente, outra situação que costuma indicar a necessidade de crédito dentro de uma empresa é quando seus equipamentos ou estrutura se encontram defasados.

Quebras constantes, consumo excessivo de energia e mesmo as instalações com aspecto de abandono podem prejudicar o desempenho e demandar investimentos na compra de novas máquinas, realização de reformas ou até mesmo motivar a troca da sede por um imóvel mais adequado às necessidades atuais.

Escreva um comentário