A Federal Invest atua no mercado há duas décadas ajudando empresas de médios e pequenos portes em suas necessidades para capital de giro, fluxo de caixa e financiamento.

Entendendo que o momento é sensível,  por conta do coronavírus, mas com a certeza de que passaremos por este desafio juntos e fortes, preparamos um pequeno tutorial para que empresários possam se preparar para enfrentar  esta crise da melhor maneira possível.

Pode haver uma queda nas vendas

O cenário afeta mais alguns setores do que outros. Empresas de turismo, por exemplo,  enfrentam cancelamento de pacotes e reservas. Restaurantes podem ter mesas vazias. Mas segmentos como e-commerce e Delivery devem aquecer.  Locadoras de automóveis podem também ter alta na demanda, pois os deslocamentos de massa vão cair.

Preveja uma queda no fluxo de caixa e, se possível, adiante seus recebimentos do futuro para poder dar conta do presente

Há gastos que podem ser cortados?

Esta pode ser uma boa hora para rever valores de aluguel, adotar o home office, que ajuda a diminuir gastos com energia, e fazer uma revisão total nos custos fixos e esporádicos.

Tente renegociar dívidas

Fale com fornecedores e credores e tente aumentar o prazo para pagamento. Se tiver como adiante vendas que foram realizadas a prazo, para o recebimento à vista, por meio de uma factoring, por exemplo. Evite ao máximo utilizar o cheque especial.

 

 

Escreva um comentário