Vinte anos atrás, nascia em Iguape, litoral sul de São Paulo, a J.C. Invest, empresa da família Peroni que marcou o ingresso da Federal Invest no sistema de franquia, tornando-se pioneira no mundo como franqueadora de agências de fomento comercial. Até então, a marca tinha apenas unidades próprias.

“Fui a cobaia da franquia”, lembrava sempre o empresário José Orlando Peroni, falecido em 2019. Ele abraçou a proposta do presidente da Federal Invest, Renato Junqueira, e, junto com a esposa Conceição, constituiu em setembro de 2002 a primeira agência franqueada – até hoje uma das mais sólidas e bem-sucedidas unidades da rede.

Atualmente é Patrícia Peroni, filha mais velha do casal, quem administra a agência de Iguape. Mas a família não parou aí. Abriu mais duas franquias Federal Invest, em Curitiba e Campo Largo, no Paraná, respectivamente comandadas por Rafael e Camila Peroni, irmãos de Patrícia.

Lá no passado, no entanto, foi preciso conversar muito e esperar pacientemente o momento propício para trazer os Peroni para o time.

José Orlando, gerente de banco bastante respeitado na região do Vale do Ribeira, era um profissional conceituado, cheio de requisitos, admirado por todos. E Renato Junqueira por um bom tempo cultivou o sonho de tê-lo como sócio.

A chance surgiu quando José Orlando se aposentou e decidiu investir em um negócio próprio. Mesmo assim não foi de pronto. Renato teve que insistir. “Foi um ‘namoro’ de uns cinco meses”, recorda.

Só que não dava para propor sociedade. Ele não aceitaria. Para alguém com o perfil de José Orlando, que buscava independência, o formato de franquia era a única opção.

E assim foi feito. “A gente transportou todo o know-how para ele, ele trouxe a experiência e a credibilidade conquistadas em seus 30 anos de carreira bancária, e nós nos unimos sem ser sócios”, conta Renato.

Ter José Orlando como parceiro credenciou e valorizou a Federal Invest. Tanto é que várias outras portas se abriram assim que ele e a esposa iniciaram a agência em Iguape.

E Renato Junqueira confirmou que a franquia era realmente o melhor caminho para atrair bons empresários e promover o crescimento da marca, hoje com mais de 100 unidades em todo o país.

Por tudo isso, a emoção é grande ao celebrar 20 anos da Agência Iguape, marco tão importante na história da Federal Invest. Uma parceria sólida, feliz e duradoura, que foi o pontapé inicial da construção da maior rede de fomento comercial do país.

Escreva um comentário