Conheça os quatro principais motivos que levam as empresas a recorrer ao factoring para antecipar recebíveis
É muito comum que uma empresa precise de grandes somas de dinheiro para custear sua operação. No entanto, nem sempre ela conta com os recursos necessários à mão. Em situações como essa, é preciso buscar alternativas para levantar capital, caso contrário a empresa pode perder oportunidades e até mesmo colocar em risco sua sobrevivência. E uma destas soluções é antecipar recebíveis.
Na prática, quando um negócio resolve fazer essa negociação, ele pega um adiantamento pelas vendas que já realizou, mas cujo valor só irá receber no futuro. Ou seja, o empresário consegue o dinheiro que precisa de forma ágil e com pouca burocracia. Veja a seguir os motivos que mais levam um negócio a antecipar recebíveis.
Ampliar capital de giro
Antes de mais nada, é essencial entendermos o conceito de capital de giro. Trata-se do dinheiro que a empresa mantém em caixa para quitar suas despesas do dia a dia, como pagar fornecedores, funcionários, aluguel e outras contas.
Em outras palavras, quando um negócio fica sem esses recursos, toda a sua operação entra em risco. Afinal, uma empresa não consegue funcionar sem trabalhadores, matérias-primas ou com o fornecimento de energia cortado, por exemplo.
Financiar expansão
Outro momento bastante comum para uma empresa antecipar recebíveis é na hora de financiar sua expansão. Eventualmente, os negócios precisam realizar grandes investimentos para crescer.
Nesse sentido, pode ser necessário recorrer a um adiantamento para as mais diferentes finalidades, como a contratação de novos funcionários, compra ou modernização de equipamentos, e até mesmo a reforma da sua sede ou aquisição de novas instalações.
Oferecer pagamento parcelado
Às vezes um cliente tem interesse no seu produto ou serviço, mas não reúne condições de realizar a compra à vista. Porém, caso sua empresa dependa do pagamento para entregar o que ele deseja, a venda se torna impossível.
Portanto, oferecer opções de parcelamento e depois antecipar recebíveis pode ser a melhor saída para atender às necessidades do consumidor e não perder oportunidades de negócio essenciais para a saúde financeira da empresa.
Pagar dívidas
Por fim, quando as contas se acumulam, antecipar recebíveis ajuda a ganhar um fôlego para garantir a continuidade dos negócios. Ao levantar capital e ganhar tempo junto aos credores, a empresa é capaz de manter sua operação pelo tempo necessário para realizar novas vendas. Assim, ela poderá reequilibrar o balanço e sair da situação de aperto em que se encontra.