Administrar a carteira de títulos a pagar e receber da empresa é algo que exige tempo e prática que muitos empreendedores não têm. Uma rotina quase sempre desgastante, mas que não pode ser deixada de lado.

Embora as prioridades sejam produzir, atender e vender, uma gestão eficiente de contas é tão importante quanto as vendas para o bom desempenho da empresa. Se você não cuidar muito bem do caixa, todo o esforço empreendido corre o risco de ir por água abaixo.

E a gestão de contas é mais um serviço de alta relevância que o setor de fomento comercial oferece para otimizar o fluxo de caixa e facilitar a vida do empresário – que ganha tempo e tranquilidade para canalizar toda a sua energia para o sucesso do negócio.

Também chamada de “factoring trustee”, a modalidade é a terceirização da rotina financeira para quem mais entende do assunto e pode cuidar das contas do seu negócio com eficiência e economia.

Um trabalho especializado que envolve desde a emissão dos boletos e o controle dos recebimentos até a cobrança dos clientes em atraso, o pagamento das contas da empresa e, dependendo das necessidades, a antecipação de recebíveis sob medida.

Tipos de gestão de contas

As agências Federal Invest, maior rede de fomento comercial do Brasil, oferecem esse serviço em três níveis, de acordo com as necessidades e o perfil da empresa a ser atendida:

1. Gestão de contas a receber

Contempla emissão e envio de boletos, além de controle dos recebimentos. É um serviço indicado para empresas que têm muitos clientes e emite muitos boletos por mês.

2. Gestão de contas a receber e a pagar

É a terceirização formal do financeiro da empresa. Nesse modelo, a Federal Invest não só cuida de todo o processo das contas a receber, como também realiza os pagamentos da empresa e controla o fluxo de caixa.

3. Gestão avançada

Além de administrar as contas a receber e a pagar, a Federal Invest também antecipa recebíveis sob medida e presta serviços de análise de crédito e cobrança.

Antecipação de recebíveis sob medida

Mas o que vem a ser antecipação de recebíveis sob medida? Quem explica é o presidente da Federal Invest, Renato Junqueira: “Quando fazemos a gestão financeira conseguimos detectar a necessidade de fluxo de caixa e fazemos a antecipação dos recebíveis na medida certa, sem desperdiçar recursos. Assim a empresa tem no presente exatamente o valor de que precisa, de forma controlada e, portanto, com custo menor”.

Além da antecipação sob medida, na gestão de contas avançada a Federal Invest emite os boletos, envia aos clientes, realiza a cobrança, controla os recebimentos, paga todas as contas da empresa nas datas certas e atende suas necessidades de análise de crédito.

Vantagens de terceirizar a gestão de contas

Mais tempo para manter o foco na atividade principal do seu negócio é apenas uma das muitas vantagens de terceirizar a gestão financeira da sua empresa para uma agência de fomento.

Conheça as outras:

  • a empresa economiza por não ter que manter setor financeiro próprio;
  • garante eficiência na geração, emissão, registro e controle dos boletos de cobrança;
  • reduz custos bancários e operacionais;
  • previne desencaixe evitando multas, juros e honorários de cartório;
  • evita desgaste com fornecedores porque realiza os pagamentos em dia;
  • tem a opção de antecipar recebíveis com menor custo;
  • recebe tudo em dia e reduz a inadimplência por contar com cobrança especializada;
  • equilibra o fluxo de caixa;
  • pode transferir os valores recebidos para qualquer conta designada;
  • conta com serviço de análise de risco e consultoria para a concessão de crédito a clientes, e
  • acompanha todo o processo online, com emissão de extratos e relatórios.

Você se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então entre em contato conosco e descubra tudo o que o serviço de Gestão de Contas da Federal Invest pode fazer por sua empresa!

Escreva um comentário