Mesmo com tantas dificuldades e um cenário econômico turbulento, o empreendedorismo cresce cada vez mais no país. Milhares de brasileiros estão colocando em prática o sonho de ter o seu próprio negócio.
Nesse cenário, as franquias se destacam como excelente opção, principalmente para quem não faz ideia de como dar o pontapé inicial na criação de um negócio.
Por terem modelo formatado e testado, as franquias se tornaram um verdadeiro sucesso. Mas é claro que, para prosperar, o empreendedor também precisa ter motivação, dedicação e comprometimento.
No processo de adquirir uma franquia podem surgir algumas dúvidas, como em qual área investir ou qual marca mais se identifica com o seu perfil.
Para dar uma força, listamos neste texto algumas das melhores franquias do país. Todas as empresas desta lista atingiram a excelência, com cotação de 5 estrelas, no ranking das Melhores Franquias de 2018, elaborado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios com base em pesquisa da Serasa Experian. Confira!
1. McDonald’s — alimentação fast-food
A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios apresentou recentemente as melhores franquias do país. Entre as premiadas, o McDonald’s destacou-se como a franquia do ano. Veterana, a empresa deve inaugurar, até o final de 2019, 180 pontos espalhados pelo Brasil.
As vendas da rede crescem cada vez mais e a empresa faz um pesado investimento em tecnologia e na modernização de suas instalações. A gigante investe em inovação para enfrentar a concorrência de lanchonetes menores e o peso da própria cultura.
Para investir em uma unidade do McDonald’s no Brasil é preciso desembolsar a partir de R$ 2 milhões.
2. Kumon — educação
Outro destaque no prêmio Melhores Franquias do Ano, a empresa Kumon foi escolhida como a melhor microfranquia do país. Seu método de ensino busca desenvolver nas crianças a autonomia nos estudos. A marca está presente em 50 países e em todos os estados do Brasil.
O ano de 2017 apontou 1.432 unidades franqueadas e, nas contas da rede, mais 130 unidades devem ser abertas até o final de 2018. O grande desafio da empresa é continuar crescendo mesmo já sendo grande.
Atualmente, o Kumon conta com 166 mil alunos matriculados e tem a meta de chegar a 1.650 escolas até o ano de 2020. Para atingir esse objetivo, a rede investe em tecnologia e em parcerias com influenciadores digitais.
O investimento inicial é de R$ 35 mil a R$ 65 mil, conforme a região de abertura da franquia.
3. Bibi — calçados e acessórios infantis
A “Bibi” é uma fábrica de calçados infantis em atividade desde 1949 e já exportou suas mercadorias para mais de 60 países. As lojas apresentam um mix de calçados e acessórios que atendem crianças de 0 a 9 anos.
Seus espaços contam com produtos posicionados junto a luzes, sons e aromas, transformando o momento de compra em uma experiência única.
O investimento é de R$ 430 mil e o retorno se dá entre 18 e 36 meses. A franquia estima um faturamento mensal de R$ 80 mil.
4. Megamatte — alimentação saudável
A Megamatte surgiu com uma proposta inovadora de promover uma alimentação saborosa e saudável para seus clientes.
Desde a sua chegada no mercado, a marca tem uma forma de produção exclusiva para o mate, já que a bebida é preparada artesanalmente.
Sua primeira unidade foi aberta no Rio de Janeiro, em 1994. Atualmente, a Megamatte possui 130 lojas em 8 estados brasileiros. O investimento na loja é a partir de R$ 318.723,71. Há também os modelos quiosque e container, para os quais o investimento vai de R$ 198 mil a 239 mil.
5. O Boticário — cosméticos e perfumaria
O Boticário atualmente é uma das oito maiores varejistas do país e tem faturamento anual de R$ 7,6 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O sucesso da empresa é atribuído principalmente à sua popularidade no segmento em que está inserida. Entre os fatores que contribuem para o crescimento do setor, está o aumento de renda e o consumo das classes C, D e E.
Com 3.730 lojas espalhadas pelo Brasil, o valor inicial para abrir uma franquia do negócio varia. Enquanto a loja está em torno de R$ 510 mil, o formato quiosque custa R$ 105 mil.
6. Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) — educação
O Centro Brasileiro de Cursos nasceu com o objetivo de qualificar e educar as pessoas por meio dos seus diversos cursos profissionalizantes. No mercado desde 1995, conquistou reconhecimento ao longo dos anos.
Os cursos são realizados nas seguintes áreas: Comercial, Saúde, Idiomas, Tecnologia, Administrativa, Pessoal e Industrial.
O investimento é a partir de R$ 232 mil, com retorno estimado de 14 a 24 meses e faturamento médio mensal de R$ 129 mil.
7. Federal Invest — fomento comercial
A Federal Invest é a maior rede de factoring do país. Atua no setor de fomento comercial, que antecipa recebíveis, e está entre as atividades que mais geram resultados, mesmo com a crise econômica.
Trata-se de uma ótima decisão para quem deseja uma empresa rentável e segura. Com foco em gerar retorno rápido para o franqueado, cada unidade Federal Invest também fomenta a economia da região onde está instalada, uma vez que auxilia outros empresários a alavancar seus negócios.
A taxa de franquia é de R$ 100 mil e o franqueado deve ter R$ 500 mil de capital de giro para iniciar as operações. Estima-se que o retorno sobre o investimento aconteça em 12 meses.
E aí, o que achou de algumas das melhores franquias do país? Independentemente da sua escolha, é importante reforçar que as franquias são ótimas oportunidades para ter o próprio negócio, com poucos riscos. Afinal, o empreendedor tem vantagens, por exemplo, em trabalhar com uma marca já conhecida e bem-aceita pelos consumidores, o que aumenta a chance de sucesso.
Como você pôde perceber ao longo do texto, as franquias estão presentes em diversas categorias, como alimentação, educação, vestuário, cosméticos e serviços financeiros, entre outras.
Antes de optar por uma delas, faça uma pesquisa de mercado e descubra se o público-alvo do empreendimento realmente pretende consumir seus produtos ou serviços.
Se você gostou deste texto, também não deixe de conferir 5 negócios rentáveis para quem quer empreender!