Cedo ou tarde, toda empresa precisa levantar recursos para as mais diferentes finalidades, como pagar fornecedores, modernizar sua estrutura, contratar pessoas ou até mesmo quitar dívidas e sair do vermelho.

Uma alternativa prática e menos burocrática de obter esses recursos é a antecipação de recebíveis.

Contudo, há alguns fatores que podem dificultar a liberação de crédito, seja qual for a opção pretendida.

Por isso, para evitar surpresas nos momentos de maior necessidade, listamos aspectos que precisam de atenção para facilitar a aprovação de crédito para a sua empresa.

Vamos conferir?

Tenha histórico positivo

O histórico de crédito é um dos elementos mais importantes para se analisar antes de fechar qualquer negócio a prazo. Com a antecipação de recebíveis não é diferente. Para diminuir os riscos, uma instituição sempre vai querer saber se as pessoas que adquiriram produtos ou serviços da sua companhia já causaram problemas na hora de honrar seus compromissos. Portanto, é essencial fazer essa checagem para prevenir vendas para maus pagadores.

Não acumule dívidas

Quando sua empresa antecipa recebíveis e os clientes que compraram a prazo não quitam as parcelas, é você quem vai precisar absorver este custo. Isso significa que, caso seu negócio tenha muitas dívidas acumuladas, a instituição que fornece o crédito pode ter dúvidas sobre sua capacidade de pagamento. Do mesmo modo, um passivo muito alto também coloca em risco a entrega dos produtos e serviços contratados, o que é visto de forma negativa por quem fornece o crédito.

Evite oscilações no balanço

Assim como os débitos costumam ser um grande vilão, ter um faturamento irregular também prejudica as empresas. Em outras palavras, pouco adianta registrar um pico de vendas em determinado mês se no período seguinte quase nada entra no caixa. Na prática, isso afeta a previsibilidade, que é justamente um dos pontos mais valorizados na hora de se antecipar recebíveis.

Invista em transparência

Ter uma contabilidade impecável é condição fundamental para levantar recursos. Afinal, quem vai se arriscar a liberar dinheiro para uma empresa cujo balanço não está claro ou sofre com a falta de informações? Registrar todas as entradas e saídas da maneira correta é uma forma de demonstrar transparência e gerar confiança, o que vai fazer com que a companhia ganhe pontos junto às instituições de crédito.

Escreva um comentário