Ao iniciar um novo negócio sempre bate aquela insegurança de não saber ao certo qual o melhor caminho a seguir, não é verdade? E sabendo que prospectar clientes é condição básica para começar a obter resultados, conhecer algumas estratégias é fundamental para que a tarefa seja bem-sucedida.

Por mais árduo que seja o seu trabalho de contatar pessoas que talvez ainda não conheçam os seus serviços ou produtos, sem uma prospecção bem planejada será difícil conseguir vendas qualificadas.

Portanto, se você, assim como nós, acredita que trabalhar com franquias é uma opção inteligente de investimento, acompanhe o passo a passo que preparamos para prospectar clientes de forma eficaz. Confira!

Identifique o seu público-alvo

Parece uma dica óbvia. No entanto, muitos empresários perdem excelentes oportunidades de negócios por focar no público errado. Em vendas, não basta apenas ter um excelente produto ou serviço. É preciso também mostrar como ele pode ser relevante para os possíveis consumidores.

Fazer pesquisas de mercado, segmentar a sua base e identificar potenciais públicos que podem se interessar pelo seu negócio é fundamental em qualquer estratégia. Saber para quem você está destinando os seus esforços faz toda a diferença na forma de abordagem, nos tipos de campanhas oferecidas e, consequentemente, no serviço realizado.

Compreender as necessidades dos seus clientes também é um requisito básico na hora de estabelecer uma boa prospecção, pois, assim, é possível oferecer as melhores soluções para os problemas encontrados. Mapas de empatia e a criação de personas são excelentes ferramentas para estudar melhor o seu público.

Saiba se organizar antes de prospectar novos clientes

A organização é peça-chave em qualquer empreendimento e deve reinar em todas as áreas da empresa, desde o planejamento estratégico até a parte operacional.

O uso inteligente da sua lista de contatos pode proporcionar ótimos resultados. Afinal, uma boa gestão do seu mailing otimiza tempo e recursos da empresa. Também é de grande relevância saber a melhor hora para empreender. E isso vale também para a prospecção, pois a pressa pode até queimar uma venda.

Identifique qual é a trajetória dos seus potenciais clientes dentro da jornada de compra e quais são os argumentos necessários para convencê-los a escolher as soluções da sua empresa. Independentemente da forma de contato, como ligações, envio de e-mail marketing ou visitas presenciais, a organização gera autoridade de mercado e pode influenciar seu prospect a se interessar pelo negócio.

Conheça o que você vende

Provavelmente, você já deve ter passado pela infeliz situação de acompanhar vendedores que não sabiam o que estavam fazendo, não é verdade? Por isso, se você tem a pretensão de desenvolver um negócio rentável, tenha em mente que dominar o que oferece é primordial para quebrar possíveis objeções dos clientes.

Você tem que compreender o suficiente sobre o que vende para que consiga passar as informações corretas e necessárias. Qualquer barreira nessa comunicação pode fazer com que o seu negócio perca a credibilidade.

A partir do momento em que você tem o domínio da situação, fica mais fácil abordar e conquistar esse prospect para virar um cliente fiel. Esse é um passo importante também para entender as possibilidades que aparecem no caminho e saber se desvencilhar dos momentos de crise.

Estabeleça sua presença digital

É bem provável que você já tenha percebido que o marketing digital está mudando a forma com que muitos modelos de negócio prospectam novos clientes, não é mesmo? Construir uma presença digital forte pode influenciar diretamente na tomada de decisão dos clientes e gerar referências positivas sobre a sua marca.

A fim de prospectar de maneira mais eficiente, você pode incluir estratégias que englobam o mundo digital. O desenvolvimento de um site para a sua marca é uma decisão bem acertada, até porque é possível captar novos leads por meio de um blog especializado com assuntos referentes ao que oferece.

Além disso, a utilização das redes sociais pode ser decisiva para compreender melhor o comportamento dos seus clientes e as suas principais escolhas. A presença digital também agrega valor ao seu negócio por mostrar ao público que o seu serviço é atual e está de acordo com as tendências de mercado.

Tenha cordialidade no contato

A cordialidade é essencial para convivermos em sociedade e, naturalmente, uma potencializadora de vendas. Por mais que você tenha o conhecimento das soluções da empresa e saiba quais são as mídias que mais interessam ao seu público, nada disso fará sentido se a comunicação apresentar falhas de educação. Procure compreender o lado do seu público-alvo, de modo a satisfazê-lo em suas necessidades.

A prospecção de clientes do tipo pessoa jurídica, por exemplo, requer maior atenção aos detalhes, pois pode gerar grandes oportunidades para expandir os seus negócios. A estabilidade financeira não surge da noite para o dia, portanto é fundamental construir uma base de clientes sólida e pautada pelo respeito.

Converse com entidades de classe

Caso você trate com clientes que também são empreendedores, estabelecer um bom networking com as entidades de classe pode gerar boas chances para prospectar ainda melhor.

Tendo em vista que essas instituições são criadas para o aprimoramento da profissão, se a sua empresa mostrar um serviço que auxilie aquele nicho de mercado a ter liquidez e lucros, isso será benéfico para ambas as partes. Fazer uma parceria sólida e transparente com seus clientes pode elevar o patamar da sua empresa e maximizar as vendas.

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