Apesar de oferecer taxas um pouco mais baixas, os bancos ficam atrás em relação à burocracia e ao acesso, especialmente no caso de pequenas empresas.

Seja para contratar, fazer reformas, modernizar instalações ou quitar compromissos, cedo ou tarde todo negócio precisa levantar recursos. Porém, nessas horas o empresário precisa analisar muito bem a maneira de obter o capital. Sobretudo porque, caso a escolha não seja bem feita, ele pode enfrentar problemas tanto para ter acesso ao dinheiro como para arcar com os custos da operação.

Antes de mais nada, a primeira opção que surge na cabeça das pessoas quando o assunto é crédito são os bancos. Contudo, é possível recorrer a outras alternativas do mercado, como o factoring, que trabalha com a antecipação de recebíveis.

É importante lembrar que a operação não é um empréstimo e nem sofre com a incidência juros. Trata-se de um serviço de compra de dívida, em cima da qual a instituição cobra uma taxa conhecida como deságio.

Veja a seguir um comparativo para você conhecer mais sobre as vantagens e desvantagens dessas duas modalidades.

Burocracia

Um dos problemas de trabalhar com instituições financeiras é a grande quantidade de documentos exigida e o tempo que se leva para sua análise. Em outras palavras, muitas vezes a empresa necessita de dinheiro de forma urgente para quitar uma dívida ou aproveitar uma oportunidade de negócio, e não pode aguardar todos os trâmites de um banco.

Nesse sentido, o factoring se apresenta como opção muito mais dinâmica para o empreendedor, especialmente se ele já estiver cadastrado no banco de dados da companhia. Em questão de horas, ele passa os títulos que deseja antecipar para os analistas fazerem a avaliação e, caso aprovado, o montante é liberado no mesmo dia.

Custos

Como os bancos lidam com um grande volume de recursos, eles têm capacidade de oferecer seus produtos a taxas um pouco mais atrativas.

Em contrapartida, as empresas de factoring podem funcionar com estruturas mais enxutas, sem necessidade de uma equipe numerosa nem de grandes espaços. Isso também permite a elas trabalhar com valores competitivos, especialmente quando comparado com cartão de crédito e cheque especial.

Acesso

Por outro lado, de pouco adianta oferecer boas taxas se nem todos conseguem acessá-las. No caso dos bancos, as exigências rigorosas, além de tomar muito tempo na hora da aprovação, também fazem com que boa parte dos pedidos seja negada, especialmente no caso de empresas de menor porte.

Assim, o factoring acaba sendo uma ferramenta importante ao dar a oportunidade de pequenos e médios negócios obterem capital para financiar sua operação.

Garantias

Finalmente, outra diferença fundamental entre a factoring e crédito bancário é que, no primeiro caso, a instituição assume todos os riscos referentes ao crédito. Dessa forma, a análise prévia desempenha um papel fundamental para evitar a aquisição de títulos de maus pagadores.

Já no caso dos bancos, é comum que o interessado tenha de oferecer algum tipo de garantia para dar andamento ao negócio, o que pode colocar em risco seu patrimônio ou até mesmo inviabilizar a operação caso seus bens já estejam comprometidos com outros empréstimos.

Escreva um comentário