Chega um momento na vida em que a insegurança financeira interfere mais diretamente no seu dia a dia. Por isso é tão importante buscar opções de investimentos para o futuro que possam garantir estabilidade e conforto para você e sua família.

Não importa se o objetivo é investir no próprio negócio ou simplesmente aproveitar a vida com mais tranquilidade. O que complica é que nem todo mundo tem confiança para escolher os investimentos certos e conquistar a tão sonhada independência financeira.

Se você se identifica com essa situação e quer conhecer as melhores opções de investimentos para o futuro, continue a leitura e entenda mais sobre:

  • previdência privada aberta;

  • fundos de pensão coletivos;

  • renda variável;

  • carteira de investimentos;

  • papéis de longo prazo no Tesouro Nacional;

  • consórcio;

  • franquias.

Vamos lá?

Previdência privada aberta

Ideais para quem tem menos de 30 anos, os planos individuais permitem fazer aportes mais baixos e ajudam a construir uma boa reserva financeira. Já para quem passou dos 30 anos, eles podem não ser tão vantajosos.

Esses planos são fornecidos por gestoras de fundos, seguradoras e bancos. Nessa modalidade, depois de um tempo acumulando recursos, os investidores passam a receber uma renda mensal vitalícia ou por tempo determinado.

Os dois tipos de plano existentes são o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). As principais diferenças entre os dois planos são:

  • o VGBL funciona como um seguro de pessoa, enquanto o PGBL é um plano de previdência complementar;

  • no VGBL a incidência de imposto ocorre apenas sobre os rendimentos; no PGBL, sobre o valor total a ser resgatado;

  • quem opta pelo VGBL não pode deduzir seus prêmios e contribuições da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF); já no caso do PGBL, os participantes que fazem no modelo completo podem deduzir até 12% da renda bruta anual;

  • o VGBL também funciona como um seguro de vida para quem quiser transmitir o benefício; o PGBL é uma complementação de renda depois da saída do mercado de trabalho.

Na contratação da previdência privada, é muito importante estar atento às taxas de carregamento e administração cobradas. Afinal, elas podem comprometer boa parte dos seus rendimentos.

Fundos de pensão coletivos

Também conhecido como previdência complementar fechada, esse tipo de fundo é uma opção de investimento patrocinada por algumas empresas, geralmente com o objetivo de atrair e reter profissionais por meio de um benefício bastante rentável.

A empresa paga parte da contribuição, enquanto o funcionário arca com o restante. O dinheiro investido no fundo de pensão é aplicado no mercado de ações, em renda fixa, no setor imobiliário ou mesmo em participações em empresas privadas.

Uma recomendação bastante frequente antes de investir nesses fundos é conhecer as regras dispostas no contrato e o que acontece em caso de desligamento do funcionário. Em geral, se isso acontecer, é concedido o direito de resgatar parte do valor aplicado.

Caso o contrato seja cumprido até o momento da aposentadoria do funcionário, ele começa a receber o benefício mensalmente.

Se você não tem certeza se essa é uma boa opção, confira algumas dicas que podem ajudar na sua decisão:

  • analise com quanto a empresa está disposta a contribuir e negocie a tal ponto que valha a pena realizar o investimento;

  • confira se o fundo de pensão oferece taxas reduzidas de administração;

  • certifique-se de que você poderá acompanhar suas contribuições a qualquer momento e que o processo será transparente.

Tomando essas medidas de precaução, os fundos de pensão coletivos podem ser uma ótima opção de previdência complementar. Se julgar necessário, procure orientação de profissionais especializados antes de fechar o contrato.

Renda variável

A renda variável é um tipo de investimento que envolve riscos maiores do que os anteriores. Em contrapartida, seus rendimentos podem ser bastante satisfatórios. Para reduzir o risco e investir com cautela, existem duas opções atrativas:

  • ações de empresas;

  • fundos imobiliários.

Dessa forma, é possível buscar por empresas com solidez no mercado, que possuam ações mais conservadoras. Assim, a oscilação na Bolsa de Valores será menor e você ainda contará com a participação nos dividendos, fator importante no investimento.

Já nos fundos imobiliários, em vez de adquirir ações de empresas, o aporte ocorrido é de imóveis. Nesse caso, cada investidor contrai uma cota com rendimento mensal — este último isento de taxa de imposto de renda.

Para começar a investir, é importante estar atento ao perfil dos imóveis, sua localização e, principalmente, a qualidade do espaço. Entre os dois tipos de imóveis corporativos mais vantajosos estão os:

  • galpões logísticos;

  • shoppings centers.

Carteira de investimentos

A carteira de investimentos é o ambiente que agrega todos os investimentos realizados. Logo, ela é feita de ativos que serão valorizados com o passar do tempo. O objetivo essencial da carteira de investimentos é aumentar o retorno obtido pelo investidor.

Combinar alguns tipos diferentes de aplicação pode ser uma ótima forma de realizar investimentos para o futuro. Em geral, existe uma composição bastante atraente feita de:

  • renda fixa;

  • renda variável;

  • imóveis.

O primeiro passo ao decidir montar uma carteira de investimentos é procurar informações que permitam identificar o perfil de investidor. A partir dele, é preciso definir o prazo disponível para a realização dos investimentos e montar uma estratégia.

Para isso, realize uma análise completa que inclua os investimentos desejados. Se for necessário, entre em contato com um profissional capacitado que auxilie nessa etapa. Ele poderá ajudar a simular sua carteira com base em percentuais atribuídos para cada modalidade.

Traçar objetivos é muito importante para que você consiga superar a volatilidade do mercado e manter as aplicações até chegar ao ponto desejado. Além disso, é essencial realizar uma análise periódica de todos os investimentos.

Papéis de longo prazo no Tesouro Nacional

Os títulos públicos podem ser definidos, de forma muito simples, como um empréstimo feito para o governo. Em troca dele, o investidor recebe os juros referentes ao tempo total em que o dinheiro permaneceu emprestado.

Um dos investimentos com risco mais baixo, é ideal para quem quer realizar aplicações em longo prazo. Os papéis ligados ao IPCA, por exemplo, vencem até 2045 e:

  • remuneram a variação da inflação do período;

  • pagam uma taxa de juros fixa;

  • não cobram taxa de administração.

Consórcio

O consórcio é uma maneira de reunir um patrimônio e resgatar o dinheiro depois. Com ele, pessoas físicas e jurídicas podem adquirir bens ou serviços durante um prazo determinado. Em geral, cada consorciado assume parcelas mensais do valor do bem até quitar sua compra.

O benefício está no fato de que parte desses compradores poderá de fato se apropriar do bem antes de terminar de pagá-lo. De qualquer forma, esse é um investimento seguro e muito propício para quem busca garantir o futuro.

Em caso de desistência do bem, você poderá repassar o valor do consórcio ou vendê-lo. Geralmente, o valor conseguido ao final (principalmente por bens, como apartamentos, casas e imóveis comerciais) é mais alto do que aquele investido inicialmente, em função da sua valorização no mercado.

Franquias

Para quem quer empreender como uma forma de investimento, as franquias estão entre as melhores opções. Com elas, você garante a aquisição não apenas de uma empresa, mas também do apoio estratégico fornecido por uma marca.

E assim é muito mais fácil fazer com que sua empresa se consolide no mercado, o que torna o investimento seguro e lucrativo. Há muitas opções de segmentos, redes e marcas. Portanto, basta escolher a franquia mais adequada ao seu perfil de investidor.

Entre as principais estão as franquias de factoring, que têm por objetivo fomentar a atividade comercial. Por meio da antecipação de recebíveis, tais como duplicatas, cheques e cartão de crédito, elas fornecem crédito para que as empresas consigam cumprir com o custo operacional de seus negócios.

Pensar no seu futuro é algo essencial, não só para ter uma reserva financeira, mas também como um planejamento para realizar sonhos de consumo ou contar com uma aposentadoria tranquila. Além disso, esse hábito pode impulsionar você para novos desafios, como um empreendimento.

Com o seu dinheiro trabalhando para você, é possível dar vários passos em direção à sua autonomia e à independência financeira. Agora que você já conhece ótimas opções de investimentos para o futuro, que tal seguir nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Escreva um comentário