Foco nos objetivos, criatividade, estudo, autoconfiança e muito trabalho são algumas características de empreendedores que conseguiram concretizar suas ideias e fazem a diferença no mundo empresarial.

Eles se distinguem por buscar a excelência em tudo o que se lançam e identificar um potencial de negócio onde muitos não enxergam nada.

Conhecer a história de pessoas assim é sempre inspirador! Por isso separamos 5  exemplos para você se motivar. Acompanhe.

1. Alexandre Costa (Cacau Show)

Desde cedo, Alexandre acompanhou sua mãe em vendas e adquiriu gosto pelos negócios da família, exercendo funções administrativas como receber os pedidos, etiquetar os produtos etc.

Aos 17 anos, com a lista de contatos de seus pais, conseguiu uma encomenda de 2.000 ovos de Páscoa de 50g. Mas o fornecedor não poderia atendê-lo e, para honrar o compromisso assumido, Alexandre resolveu produzir os ovos por conta própria.

Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo. Após três dias, com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido.

O lucro dessa primeira encomenda, cerca de 500 dólares, foi o capital inicial da Cacau Show.

Mesmo passando por diversas dificuldades até transformar a Cacau Show no que é hoje, sempre teve a esperança que seus esforços dariam certo. Alexandre orgulha-se em dizer que, em toda a história da empresa, nunca contou com capital externo ou empréstimos bancários.

Atualmente, a Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo. Tem mais de 2 mil lojas franqueadas e 5 fábricas, com produção anual de 12 mil toneladas de chocolate.

2. Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)

Assim como Alexandre, Luiza Helena tomou gosto pelo empreendedorismo por meio da família. Foram seus tios que, na década de 1950, deram o pontapé inicial no Magazine Luiza – hoje uma das maiores redes de varejo do Brasil.

Ainda menina, aos 12 anos, Luiza aproveitava as férias escolares para ficar no balcão da loja da família, no interior de São Paulo.

Começou a trabalhar efetivamente na rede varejista aos 18 anos de idade e cumpriu a trajetória padrão do empresário-herdeiro: passou por todos os departamentos da companhia até chegar à superintendência. Em 1991, sua tia avisou-lhe que chegara a hora de assumir o comando. Luiza aceitou prontamente.

A empresária é considerada uma das principais responsáveis pela expansão do Magazine Luiza no cenário nacional e por repaginar o modelo de negócio.

Sob seu comando, o Magazine Luiza saiu do interior para ganhar a capital de São Paulo e também o Brasil. Hoje a rede opera em 16 estados e, ao longo dos anos, comprou outras concorrentes para crescer. Foi também pioneiro em e-commerce.

Luiza segue o ditado de que “o olho do dono engorda o gado”. Mesmo estando no topo da hierarquia de comando da rede, costuma visitar pessoalmente suas lojas, conversar com vendedores e clientes, responder e-mails de consumidores e até resolver problemas de troca.

Por causa de sua história, tornou-se referência no país e tem orgulho de ensinar o que sabe sobre marketing, vendas e gestão empreendedora para as novas gerações.

3. Renato Junqueira (Federal Invest)

O menino, que aos 11 anos começou a trabalhar como mecânico em uma oficina de motos, conseguiu se tornar a mente por trás da empresa que alcançou excelência no ramo de franquias de soluções financeiras.

Em 1994, após decidir deixar a faculdade de engenharia industrial, que cursara por 4 anos, Renato Junqueira fundou a Federal Invest junto com seu pai, no interior de São Paulo.

Uma pequena poupança de R$ 14 mil foi o capital inicial da empresa, criada com o propósito de auxiliar pequenos empresários a desenvolverem seus negócios (saiba mais neste vídeo).

Com sua simplicidade, estilo arrojado e inquietude diante do cenário em que se encontrava, Renato utilizou seus conhecimentos e sua força inesgotável de trabalho para ser pioneiro no formato de franquias de fomento comercial.

Hoje ele comanda a maior rede de fomento comercial do país, composta por mais de 160 agências de soluções financeiras, que são referência no mercado e contribuem com a movimentação da economia no Brasil.

4. Robinson Shiba (China in Box)

Se você já viu esse empreendedor na bancada do Shark Tank Brasil, saiba que ele  passou por muitos percalços em sua trajetória até chegar onde está.

A semente do China in Box surgiu de dificuldades financeiras que o então estudante de Odontologia Robinson Shiba enfrentou nos EUA, onde fora passar um período para aperfeiçoar o seu inglês.

Após ser assaltado e ficar sem o único dinheiro que tinha para permanecer no país, teve que buscar uma alternativa para continuar seus estudos. Assim, foi trabalhar na cozinha de alguns restaurantes como lavador de pratos e, depois, como entregador de pizzas e outros alimentos de fast-food.

Foi então que constatou como o consumo de comida pronta fazia sucesso nos Estados Unidos e percebeu que a tendência também poderia dar certo no Brasil.

Shiba estudou bastante os modelos de fast-food que faziam sucesso nos EUA e como poderiam ser adaptados para a realidade brasileira.

Seis anos se passaram desde a inspiração até a abertura da primeira unidade do China in Box no Brasil. Nesse período, Shiba se dedicou a análises e estudos para chegar ao modelo ideal.

Ele contou com a confiança de seu pai, que deu total apoio à ideia e ajudou-o a levantar o capital que precisava para investir na marca.

Desde sua primeira unidade, o China in Box adota um design que deixa a cozinha visível. Há ainda o cuidado com o cardápio, com informações e fotos atrativas.

O diferencial foi o que destacou o China in Box dos outros restaurantes chineses. Além de ter se especializado no serviço de entrega em domicílio, também trouxe dos Estados Unidos a embalagem de box de papel.

Quatro anos após abrir a primeira loja, Shiba começou a franquear a operação. Hoje, seu grupo Trendfoods tem um total de 205 lojas entre as marcas China in Box e Gendai.

5. Zica Assis (Beleza Natural)

O que começou pela vaidade de deixar os cabelos crespos mais macios e com um balanço natural tornou-se um negócio de sucesso.

A carioca Zica Assis já fez de quase tudo na vida. Trabalhou com costura, lavou roupa para os outros, foi babá, empregada doméstica, mas acabou encontrando o seu rumo após fazer um curso de cabeleireiros.

Com o know-how que adquiriu no curso e a amizade com pessoas especializadas na área, ela passou 10 anos testando as mais diversas fórmulas até chegar ao resultado que esperava para o seu cabelo e das demais pessoas da comunidade: o Super-Relaxante.

A ideia de abrir o seu próprio salão veio dos vários pedidos de amigas, que também queriam ter cabelos soltos e brilhantes. Contou com o suporte da família e de amigos e conseguiu criá-lo. Seguiram-se anos de muito trabalho e intensa dedicação.

Hoje, o Beleza Natural tem mais de 25 institutos de beleza em diversas cidades. Além do Super-Relaxante, todos os produtos são de fabricação própria e ficam disponíveis à venda. A empresa tem ainda um Centro de Desenvolvimento Técnico (CDT), que ministra cursos para os funcionários.

O que podemos tirar de aprendizado dessas trajetórias?

Alguns pontos em comum chamam a atenção nas histórias desses empresários. Os cinco desenvolveram modelos de negócios moldados para a realidade brasileira, estudaram muito, trabalharam duro e contaram com o apoio fundamental da família.

Se você tem uma ideia inovadora e acredita que ela pode mudar a vida das pessoas, invista no seu potencial e corra atrás do conhecimento necessário para colocá-la em prática.

É essencial ter muita dedicação e entender que a sorte só existe para aqueles que se empenham verdadeiramente em um propósito.

Compreenda que os grandes nomes do empreendedorismo não chegaram ao patamar em que estão sem muito trabalho e determinação para fazer algo diferente do que estavam acostumados a ver por aí.

Empreender vai além de apenas administrar um negócio. É buscar oportunidades que muitos não enxergaram – ou, se viram, não acreditaram.

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