Quem sonha em empreender costuma se deparar com um grande dilema na hora de dar o primeiro passo: abrir um negócio por conta própria ou aderir a uma rede de franquias.

De maneira geral, a primeira opção pode ser uma boa ideia para empreendedores e administradores experientes, afinal ela proporciona maior liberdade para moldar a empresa ao seu gosto e também gera maiores lucros, pois você não precisará pagar taxas e royalties.

No entanto, caso esse não seja o seu perfil, o franchising traz uma série de benefícios. A começar pela segurança.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), apenas cinco em cada cem franquias abertas fecham as portas nos 24 primeiros meses de operação. Já entre os negócios próprios, a taxa de mortalidade chega a 17% para empresas de pequeno porte, de acordo com um estudo do Sebrae de 2020.

Veja a seguir quatro razões que fazem da franquia uma boa opção na hora de empreender.

1. Modelo testado

Uma das principais vantagens de se associar a uma franqueadora está no fato de entrar para um modelo de negócio que já foi testado e aprimorado ao longo do tempo. Afinal, quando se inicia uma empresa, é natural que ela tenha de passar por uma série de ajustes e correções até encontrar a melhor maneira de funcionar.

Contudo, uma rede estabelecida no mercado já passou por todas essas etapas e acumula um histórico comprovado de sucesso, fazendo com que o empreendedor pule as fases iniciais.

2. Marca conhecida

Antes de mais nada, todo empresário sabe o quanto é difícil firmar sua presença no mercado e atrair clientes, em especial nos primeiros meses. Enquanto seu negócio ainda é desconhecido, você vai precisar de muita paciência e investimentos em marketing para atrair pessoas.

Por outro lado, uma rede de franquias já possui um nome relevante e um público cativo, que naturalmente se refletem na procura pelos franqueados. Além disso, muitas companhias separam parte de sua verba para publicidade e divulgação, o que também facilita nas vendas.

3. Treinamento e suporte

Mais do que ter um modelo testado e contar com uma marca conhecida por trás, as franquias também apostam na transmissão de conhecimento para ampliar as chances de sucesso da rede.

No ramo de fomento comercial, por exemplo, uma área extremamente sensível é a análise de risco. Afinal, caso a factoring não faça uma seleção criteriosa dos recebíveis, pode antecipar a receita de maus pagadores e sofrer prejuízos.

Desse modo, ter uma franqueadora que ensine a melhor maneira de realizar esse filtro terá um impacto direto na lucratividade da sua empresa.

4. Menor risco

Por fim, a soma de um modelo testado, com uma marca conhecida e um sistema eficaz de treinamento e suporte resulta em algo que todo empresário busca: menores riscos.

Ou seja, em qualquer ramo, ao entrar para o franchising você economiza tempo e aumenta suas chances de alcançar bons resultados.

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