Duplicatas, boletos, cheques, pagamentos via cartão de crédito e direitos previstos em contratos são exemplos de recebíveis que podem ser usados para levantar recursos

Em um cenário de restrição de crédito para empresas, muitos negócios têm buscado alternativas para levantar recursos junto ao mercado fora dos bancos tradicionais.

E uma das maneiras mais práticas para se alcançar este fim é a antecipação de recebíveis. Por meio dela, companhias de todos os segmentos conseguem acesso a um capital importante para financiar suas atividades.

Veja a seguir cinco tipos de títulos cujas receitas podem ser adiantadas.

Duplicatas

Primeiramente, as duplicatas são documentos contábeis emitidos quando uma pessoa jurídica vende ou presta serviços para um cliente a prazo.

Em outras palavras, elas  comprovam a existência de uma dívida do cliente, bem como a sua obrigação de efetuar o pagamento dentro de um determinado prazo.

Assim, por se tratar de um título de crédito, seus valores podem ser antecipados junto a uma agência de fomento.

Boletos

Ao contrário da duplicata, que é uma ordem de pagamento, o boleto é um meio usado pela empresa para cobrar a pessoa que contratou seus serviços ou adquiriu seus produtos. Ou seja, enquanto a duplicata estabelece a obrigação de pagar, o boleto é a forma pela qual o devedor pode quitar esse débito, e ambos podem adiantados por meio do fomento mercantil

Cheques

Ainda que o uso da modalidade tenha caído nos últimos com a ascensão de outras formas mais práticas de pagamento a prazo, em algumas situações ainda é possível ver vendas sendo realizadas por intermédio dos cheques pré-datados.

Se esse for o caso da sua empresa, você pode descontar o montante em uma agência de fomento.

Pagamentos via cartão de crédito

Ao concretizar uma venda a prazo via cartão, é necessário aguardar um certo tempo até receber o dinheiro das administradoras. Contudo, também é possível adiantar os valores junto a uma empresa especializada.

Para isso, deve-se enviar as informações da transação para análise. Em caso de aprovação, o dinheiro será liberado na conta mediante um pequeno desconto, também chamado de deságio.

Direitos de contratos

Por fim, outra maneira de levantar recursos para uma empresa é antecipar direitos futuros que estão previstos em um contrato.

Em casos assim, o negócio transfere isso para terceiros ou então vende valores que teria receber, como acordos relacionados a arrendamento e locação, fornecimento de produtos, prestação de serviços, licenciamento, financiamento, entre outros.

Escreva um comentário