O mercado atual está cada vez mais dinâmico. Isso exige foco e concentração de esforços nas estratégias da empresa e nos seus processos de inovação. Por essa razão, às vezes fica difícil dar conta de algumas atividades, tornando-se necessário investir, por exemplo, em uma cobrança terceirizada.
Não dá para esquecer que a cobrança de dívidas é uma das etapas do relacionamento com o cliente. Portanto, mesmo em situações de inadimplência, é preciso zelar pela boa condução do acerto dos valores em aberto, a fim de evitar eventuais desconfortos entre as partes.
Por essa e outras razões, a cobrança terceirizada tem se apresentado como uma opção bastante eficiente. Se você ainda tem dúvidas se ela vale ou não a pena, leia este artigo até o final. Você entenderá o que é esse serviço, como ele funciona e por que ele compensa. Confira!
O que é cobrança terceirizada?
A cobrança terceirizada é opção utilizada por empresas que precisam aumentar a eficácia desse processo em seus negócios. Contratar a cobrança de terceiros é uma forma de utilizar serviços especializados de equipes qualificadas exclusivamente para esse fim.
Dessa forma, enquanto a empresa contratante ganha tempo para cuidar de toda a gestão do seu negócio e estar atenta a diversos detalhes, a de cobrança tem todo o seu foco voltado para estratégias de recuperação de dívidas. Portanto, o retorno obtido é muito melhor.
Por fim, buscar uma empresa terceirizada para realizar as cobranças do seu negócio não significa, necessariamente, que sua equipe não tenha sido efetiva no momento de cobrar. Isso representa apenas um emprego de esforços na busca pela excelência em todos os aspectos, inclusive na redução da inadimplência.
Como funciona a terceirização do serviço de cobrança?
Uma das principais razões que justificam a terceirização da cobrança é o fato de ser uma atividade delicada. Isso significa que ela pode ajudar a fortalecer o laço com os clientes ou, simplesmente, colocar tudo a perder e romper de vez o relacionamento.
Desse modo, a cobrança não é só uma forma de contato. Trata-se de uma negociação em que as necessidades de ambas as partes devem ser levadas em consideração. Portanto, essa é uma construção conjunta entre a empresa terceirizada e o cliente em relação às propostas apresentadas e às condições reais de aceitá-las ou não.
Em geral, o processo cumpre as seguintes etapas básicas:
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envio dos arquivos que comprovam o saldo em aberto com o cliente;
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acionamento da empresa de cobrança para a negociação;
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repasse das condições de negociação para a equipe de cobrança treinada;
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negociação da dívida com o cliente (por telefone, SMS, carta notificação, e-mail etc.).
A partir disso, algumas empresas — principalmente as de factoring — entram em negociação com o cliente e antecipam os recebíveis para a empresa que contratou o serviço. Dessa forma, assim que o cliente efetua o pagamento, a própria factoring recebe os valores.
Por que a cobrança terceirizada vale a pena?
Controle de pagamentos
Muitas vezes, fica difícil controlar a enorme quantidade de clientes que uma empresa tem e, por consequência, a gestão dos recebíveis se torna um desafio. Com isso, é comum que algumas faturas ou notas acabem ficando em atraso, complicando ainda mais a situação.
Nesse ponto, terceirizar a cobrança torna o processo muito mais organizado e prático. Com as informações certas, a empresa de terceirização poderá até mesmo gerar dados importantes para a gestão do negócio, como relatórios dos clientes, por exemplo.
Além disso, a maior parte das empresas de cobrança têm ferramentas intuitivas e integradas que permitem acompanhar o status do processo — o que facilita ainda mais o controle das informações.
Retenção de clientes
A cobrança, por si só, é uma tarefa bem delicada. Uma abordagem malfeita pode resultar na insatisfação do cliente e até mesmo no rompimento da sua relação com a empresa. Para evitar que isso ocorra, existem aspectos técnicos e jurídicos que precisam ser respeitados durante o processo.
Se você analisar a quantidade de atividades estratégicas que exigem o foco da sua empresa, pode ficar difícil dar a atenção que o departamento de cobranças merece. No entanto, se essa atividade for terceirizada, você estará confiando esse serviço a equipes especializadas, totalmente atentas à recuperação de dívidas como a sua atividade-fim.
Ainda assim, caso ocorra algum problema, você ainda tem o recurso de defender a sua empresa mostrando que o erro não foi seu, mas da empresa de cobrança. Isso pode colaborar para a retenção clientes.
Economia de tempo e dinheiro
Como já foi abordado, ter uma equipe própria para realizar a cobrança exige certos esforços. A sua empresa precisará de um departamento especializado, com equipes treinadas, licenças e softwares que permitam a execução de todas as atividades. Isso tudo resulta em custos.
A terceirização, nesse caso, surge como um meio de profissionalizar esse serviço, sem necessariamente ter custos tão altos para isso. Além, é claro, de agilizar o recebimento e gerar mais tempo para que os gestores foquem no que realmente é importante para o negócio — suas atividades primárias.
Especialização no serviço de cobrança
Outro motivo que faz a cobrança terceirizada valer a pena é o fato de que a sua empresa estará investindo em um serviço especializado. O foco específico das empresas de cobranças faz com que suas equipes tenham muito mais expertise.
Isso significa uma vantagem importante no que diz respeito à qualidade do atendimento que os seus clientes receberão. Também é uma forma de reduzir os riscos de utilizar estratégias ineficazes na abordagem ou mesmo na efetivação da cobrança.
Parceria estratégica
Em alguns casos, a empresa contratada para realizar as cobranças pode se tornar uma parceira estratégica do seu negócio. Isso acontece porque ela ajuda a reforçar aspectos importantes relacionados aos valores e à própria missão da sua empresa.
Se o seu negócio valoriza o foco no cliente, por exemplo, a empresa terceirizada ajudará a potencializar isso por meio de um atendimento focado na solução para o cliente, ou seja, no melhor meio de pagamento para que ele possa honrar o que deve. Assim, a contratada se torna o braço direito da área financeira da sua empresa.
A cobrança terceirizada é uma forma de potencializar a recuperação das dívidas da sua empresa, manter um bom relacionamento com o cliente e ainda poupar recursos de tempo e dinheiro para as atividades-fim do negócio.
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