A maioria dos empreendedores já sabe que estar presente nas redes sociais tornou-se quase uma questão de sobrevivência para as empresas.
Segundo o relatório global Digital 2021, produzido pela We Are Social e a Hootsuite, 160 milhões de brasileiros utilizam a internet, 150 milhões são usuários ativos de redes sociais e mais de 100 milhões fizeram ao menos uma compra online em 2020.
Em paralelo, a atividade das empresas na internet é cada vez maior. Uma recente pesquisa do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas mostrou que, hoje, 67% dos pequenos negócios fazem vendas online. E que as redes sociais são suas plataformas preferidas.
Mas não basta criar uma página numa rede qualquer e publicar quando e o que lhe der na telha.
O bom desempenho da empresa nas redes sociais depende de conhecimento do perfil de cada uma, planejamento de conteúdo, frequência e perseverança, pois os resultados não aparecem da noite para o dia.
Redes sociais mais populares no Brasil
Para começar, é importante saber quais são as redes sociais de maior alcance no seu público-alvo – e, portanto, entender quais são as mais adequadas para o uso da sua empresa.
Isso varia de uma região para outra, faixa etária, interesses específicos etc. Mas, de forma geral, você pode tomar por base a lista das mais populares no país.
De acordo com o ranking mais recente do site Resultados Digitais, as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021 são:
- Facebook (130 milhões de usuários)
- YouTube (127 milhões)
- WhatsApp (120 milhões)
- Instagram (110 milhões)
- Facebook Messenger (77 milhões)
- LinkedIn (51 milhões)
- Pinterest (46 milhões)
- Twitter (17 milhões)
- TikTok (16 milhões)
- Snapchat (8,8 milhões)
Como ter bom desempenho nas redes sociais?
Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais usadas no momento, vamos falar um pouco do que deve ser feito para que sua empresa tenha um bom desempenho nesses canais.
Não existe uma receita infalível, até porque tudo é muito dinâmico nesse universo. Mas algumas ações são básicas e devem ser sempre levadas em consideração.
Assim, separamos 8 dicas para ajudar sua empresa a ter uma boa performance nas redes sociais. Acompanhe!
#1. Defina o perfil do seu público
Com quem a sua empresa quer falar? Conhecer o perfil do seu público-alvo é fundamental.
Provavelmente você já sabe faixa etária, gênero, localização e renda média. Mas é preciso ir além e definir a chamada “persona” – que no marketing digital é uma representação fictícia do seu cliente ideal.
Por exemplo: é mulher, tem mais de 40 anos, nível universitário, mãe, divorciada, renda mensal de quatro salários mínimos, mora com os filhos e um cãozinho no interior de São Paulo. Seus hobbies são cozinhar, cuidar de plantas e ver séries na TV. Curte música pop, tem um estilo básico de se vestir e gosta e de ir a barzinhos com as amigas de vez em quando. Por ter muitas despesas fixas, não compra produtos caros. Adora promoções.
Definindo a persona, fica muito mais fácil saber como, onde, quando e o que falar com ela para conquistar sua atenção.
#2. Escolha as redes sociais adequadas ao seu negócio
Já listamos as redes sociais mais usadas, mas agora você precisa saber escolher quais servem melhor ao seu negócio.
Usando o exemplo da persona que definimos no item anterior, os canais mais indicados seriam o Facebook e o Instagram.
Mas se você vende serviços ou produtos para outras empresas, o LinkedIn também pode ser interessante. Ou mesmo o Twitter.
Já o público jovem, especialmente a Geração Z (de 13 a 24 anos), está sempre online, se liga mais no visual e curte vídeos curtos. Então, normalmente prefere o Instagram (em especial stories e reels) e o TikTok.
O YouTube, segundo no ranking das redes com mais usuários no país, é ótimo para ganhar popularidade por meio de vídeos. Só que o material precisa ser bem produzido, com boa qualidade de imagem e som.
É bom também lembrar de combinar essas redes com os mensageiros instantâneos WhatsApp e Messenger. Em várias situações, é por eles que você conversará com seus clientes.
Mas tenha em mente que você não precisa estar em todas as redes, até porque terá dificuldade para administrar todas elas.
É melhor ter apenas um perfil muito bem cuidado no Instagram, por exemplo, do que estar em três ou quatro redes e não dar conta de cuidar de nenhuma.
#3. Planeje sua atividade
Planejamento é a base de tudo o que se quer fazer bem feito. Por isso mesmo, sua atividade nas redes sociais também precisa ser planejada.
Defina metas, periodicidade de publicações, programação de conteúdo, como esse conteúdo será produzido, tipo de publicação de acordo com as características da rede social e um calendário com datas comemorativas, períodos de promoções etc.
#4. Ofereça conteúdos relevantes
Que tipo de informação pode interessar seus clientes? Coloque-se no lugar deles, escolha a linguagem mais adequada para o seu público e selecione assuntos interessantes que tenham a ver com seus produtos ou serviços.
Enfim, dedique um tempo para pensar nas possibilidades e faça uma programação de conteúdo. Mostre autoridade nos assuntos que você domina.
É bom também falar um pouco da rotina do seu negócio, postar fotos reais da sua equipe, das suas instalações, dos seus clientes, eventos, visitas e o dia a dia de trabalho.
Outra ação imprescindível é manter sempre atualizadas as informações da sua empresa: telefone, endereço, dias e horários de atendimento, se vai funcionar no feriado, quais os melhores meios de contato e se aceita pedidos por WhatsApp ou Messenger, entre outras.
#5. Use e abuse de imagens
Fotos e vídeos rápidos são muito mais eficientes do que um monte de palavras. Lógico que você também precisa de frases chamativas e legendas informativas. Mas nada de textão! Ninguém lê.
As imagens precisam ser bonitas, bem tratadas e com boa resolução. Procure se informar sobre uso de imagens e proporções ideais para a rede social em que você vai postar. Na internet há centenas de bons artigos que tratam disso.
Cuidado ao postar fotos de pessoas, pois você precisa ter o consentimento delas ou o direito de imagem.
E não copie fotos de terceiros, isso pode motivar ação indenizatória por danos morais e/ou materiais. Produza as suas próprias imagens! Seja original.
#6. Interaja com os visitantes
Fique ligado no que estão comentando em suas publicações. Os comentários podem ser uma boa fonte de ideias. E nunca deixe de curtir e responder. É importante interagir e mostrar que você está prestando atenção o tempo todo.
Além disso, seus perfis também funcionam como um tipo de atendimento. Então você precisa se preparar para responder rapidamente e com textos claros e bem escritos.
Mais de 80% dos clientes esperam uma resposta em menos de 24 horas. Então, responda sempre o mais rápido possível, aproveite para mostrar a experiência de sua empresa e não tenha medo de usar um pouco de humor.
#7. Busque inspiração nas marcas bem-sucedidas
Não estamos falando de plágio, e sim de inspiração. Veja o que os outros estão fazendo, quais são os posts deles que mais chamam atenção dos usuários e por quê.
Com base nisso, você terá mais facilidade para desenvolver as suas próprias ideias.
#8. Monitore os resultados
Você precisa saber se a sua estratégia está dando certo. E só analisando os resultados terá como perceber quais os ajustes necessários para melhorar o desempenho.
Acompanhe e avalie quantas pessoas estão seguindo a sua página, qual a taxa de novos seguidores, quantos usuários interagem com comentários e compartilhamentos, quais os melhores dias e horários da sua audiência, quais os posts mais curtidos etc.
Lembre-se, entretanto, que números de curtidas e engajamento, embora interessantes e importantes, não necessariamente resultam em mais clientes e mais vendas.
Portanto, mais do que conquistar curtidas e comentários, posicionar sua empresa de maneira adequada é o que irá garantir interação e retorno de quem realmente tem interesse e necessidade em consumir os seus produtos ou serviços.