A marca é a identidade do negócio, seu DNA, o referencial de seus produtos ou serviços. Em muitos casos, é a grande responsável pela decisão do consumidor em comprar um determinado produto, mesmo sendo ele igualzinho ao oferecido por um concorrente.

Logo, não resta dúvida de que a marca é um dos maiores patrimônios da empresa. E, como tal, precisa ser protegida com o registro.

Entretanto, uma recente pesquisa do Sebrae com 4.002 micro e pequenos empresários revelou que 81% não haviam registrado suas marcas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). E as justificativas apresentadas para a falta de registro evidenciaram que ainda é grande a desinformação sobre o assunto.

Diante disso, e para que se entenda melhor por que é fundamental para toda empresa registrar sua marca o quanto antes, selecionamos e explicamos 5 dos principais motivos. Confira!

#1. Segurança

Marca sem registro não tem dono. Você construiria uma casa num terreno que não é seu? Abrir uma empresa e não registrar a marca é quase a mesma coisa. A qualquer momento alguém poderá tirá-la de você.

Por outro lado, quando sua marca é registrada, ela está segura. Deixa de existir o risco de que outra pessoa venha a registrá-la e você não possa mais usá-la – o que acarretaria transtornos e prejuízos, às vezes irreversíveis.

#2. Exclusividade

O registro da marca no INPI garante exclusividade de uso em todo o território nacional. Portanto, protege o negócio contra cópias.

A empresa detentora do registro tem o direito de pedir a retirada de marcas iguais ou semelhantes que possam confundir o consumidor.

Muitas vezes, uma notificação extrajudicial já é suficiente para resolver a questão do plágio de forma amigável. Mas se não for, o titular pode providenciar as medidas cíveis e criminais cabíveis para defender sua marca.

No artigo 189 da Lei de Propriedade Industrial está previsto que a reprodução ou imitação de marca registrada é crime, sob pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa.

#3. Credibilidade

O registro da marca agrega valor e confiança ao negócio, especialmente quando utilizado o símbolo ® – algo que toda empresa que tem a marca registrada pode fazer, seja ela grande ou pequena.

Isso confere uma imagem positiva aos seus produtos ou serviços e torna sua marca diferenciada, ajudando a alavancar suas vendas.

#4. Valorização

Marca registrada é marca valorizada. Se você quer atrair investidores, o registro é indispensável, pois ninguém vai querer colocar dinheiro num negócio que não regularizou sua marca.

Além disso, uma marca só poderá ser avaliada, contabilizada, vendida e até mesmo utilizada como garantia em operações financeiras se for registrada.

Lembre-se que algumas marcas podem alcançar cifras bem altas. Veja os exemplos da Amazon (US$ 684 bilhões), Apple (US$ 612 bilhões) e Google (US$ 458 bilhões), que são hoje as mais valiosas do planeta, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ. Mas há muitas outras com valores bastante elevados.

#5. Geração de receita

Todo empreendedor é movido pela vontade de crescer, não é mesmo? E duas boas formas de expandir o negócio e gerar mais receita são, sem dúvida, a franquia e o licenciamento para o uso da marca por terceiros.

Contudo, essas alternativas só são possíveis se a marca for registrada. Sem registro, nada feito. Somente marca registrada pode gerar receita por meio de franquia, licenciamento ou venda.

 

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