Saiba como funciona o processo e a importância de contar com suporte especializado para não errar na hora de fazer a análise de risco

Um dos pontos mais importantes para o empreendedor que pensa em trabalhar com fomento comercial está em saber realizar uma boa análise de risco. Afinal, caso você tome decisões erradas, pode acabar disponibilizando recursos para maus pagadores.

No entanto, nem todos possuem a experiência e os conhecimentos necessários para fazer essa avaliação de forma adequada, o que pode colocar em xeque a sobrevivência do negócio e gerar prejuízos com as operações.

A seguir, vamos entender melhor como funciona esse processo e o papel que uma franqueadora pode ter para o sucesso do empreendimento ao transmitir os conhecimentos necessários para fazer essa checagem.

Como funciona a análise de risco

Antes de mais nada, a análise de risco é um procedimento básico realizado por bancos, cooperativas de crédito e demais instituições financeiras para determinar a capacidade de alguém ou alguma empresa honrar seus compromissos dentro do prazo estabelecido.

Dentre os fatores observados, estão a renda ou faturamento, o histórico de crédito, o nível de endividamento atual e outras informações.

Papel fundamental

Além de ajudar a identificar quais operações podem ser problemáticas e devem ser recusadas, a análise de risco também determina a taxa que será cobrada por uma antecipação de recebíveis, por exemplo.

Ou seja, o processo não apenas minimiza a chance de problemas como também encontra um valor justo para a operação, tanto pelo lado da factoring quanto pelo lado da empresa que busca recursos.

Desafios para uma boa avaliação

Apesar de o processo parecer simples à primeira vista, é preciso estar atento a uma série de detalhes que podem levar a uma análise de risco equivocada.

Fatores como cenário econômico e seus possíveis impactos no setor de atuação da empresa que busca antecipar recebíveis, mudanças na legislação e falta ou excesso de informações contábeis dificultam bastante uma análise de risco de crédito.

Além disso, situações que fogem do comum, como negócios que atuam em segmentos pouco usuais, também contribuem para tornar a avaliação complexa e ampliam a possibilidade de acontecerem erros, especialmente entre aqueles com pouca prática no assunto.

Importância de um suporte

Por se tratar de um processo complexo e, ao mesmo tempo, essencial para o sucesso de uma empresa de fomento comercial, os responsáveis pelo negócio devem ter a capacidade de realizá-lo com qualidade. Caso contrário, será preciso contar com apoio especializado nessa tarefa.

Isso pode ser feito aderindo a uma rede de franquias com larga experiência no segmento, que será capaz de transmitir os conhecimentos necessários e prestar todo o suporte, especialmente no caso daqueles que ainda não tiveram contato com a área de fomento.

Escreva um comentário