Milhares de micro, pequenas e médias empresas brasileiras recorrem diariamente à antecipação de recebíveis para receber à vista os cheques pré-datados, duplicatas e outros títulos das vendas que realizaram a prazo. É uma forma prática, rápida e segura de adiantar sua receita e garantir capital de giro.

A antecipação de recebíveis, princípio do fomento comercial, provê liquidez a empresas que precisam de recursos para compromissos financeiros de curto prazo.

Não se trata de empréstimo, mas sim de uma operação comercial de compra de recebíveis.

Ou seja, a agência de fomento comercial adquire da empresa cliente os direitos das vendas feitas a prazo, paga à vista um valor um pouco mais baixo e, na data de quitação pelo consumidor que passou o cheque pré, por exemplo, recebe o valor total do título.

Para as empresas, são várias as vantagens de optar pela antecipação de recebíveis para equilibrar as finanças. Entre elas, a oportunidade de manter as contas em dia e garantir um bom fluxo de caixa.

Mais do que isso, a antecipação de recebíveis é essencial para evitar o endividamento da empresa e viabilizar recursos com menos burocracia e custos.

Com dinheiro em mãos, a empresa tem poder para negociar preços melhores com fornecedores, já que vai pagar à vista. Do outro lado, ganha a possibilidade de oferecer aos seus clientes um prazo de pagamento mais longo, o que certamente contribui para aumentar suas vendas.

Outra vantagem importante é que, comparados aos juros do cartão de crédito ou do cheque especial, os custos da antecipação de recebíveis são bem mais atrativos.

A Federal Invest, maior rede de fomento comercial do Brasil, atende empresas de todos os portes com antecipação de valores de cheques, duplicatas, boletos, direitos de contratos e vendas em cartões de crédito e débito.

Escreva um comentário