O factoring ainda era pouco conhecido no Brasil quando Renato Junqueira vendeu as duas motos que possuía e, somando o dinheiro a uma pequena quantia que seu pai Celso Junqueira tinha na poupança, abriu um negócio inédito em Registro, cidade de 56 mil habitantes no interior de São Paulo.

A proposta era dar oportunidade para que micro e pequenos empresários pudessem oferecer prazo de pagamento aos clientes. E, dessa forma, passassem a vender mais. Contudo, sem comprometer o fluxo de caixa.

Vender a prazo era corriqueiro nas grandes redes, mas impraticável para pequenos negócios – que não tinham (e não têm) cacife para bancar as contas enquanto esperavam o dinheiro entrar em caixa.  “E eu e meu pai queríamos abrir essa possibilidade para os comerciantes da nossa cidade”, lembra Renato.

Foi com esse propósito que, em 1994, o empreendedor e seu pai fundaram em Registro a Federal Invest, primeira empresa de factoring na região. Um negócio voltado principalmente a adiantar para pequenos empresários os valores das vendas que eles realizam a prazo.

Por que factoring?

A ideia surgiu ao conhecerem o segmento numa reportagem de um jornal de domingo. O factoring, também chamado de fomento comercial, mostrou ser o melhor caminho para viabilizar a venda a prazo para quem precisa receber o pagamento à vista.

A essência é a antecipação de recebíveis. Ou seja: o empresário dá prazo de pagamento aos seus clientes e vende os direitos aos créditos que tem a receber para uma empresa de factoring.

A Factoring, por sua vez, paga à vista um valor um pouco mais baixo e, nos prazos estabelecidos, recebe as prestações dos clientes.

Depois de conhecer esse meio de fomento, Renato e seu pai ainda precisariam estudar o assunto exaustivamente e rodar centenas de quilômetros em busca de referências para estruturar o novo negócio. A internet apenas engatinhava no país. E obter informações era algo que exigia tempo, esforço e muita determinação.

Crescimento rápido

Mas, apesar do longo caminho a ser percorrido e de contarem com apenas R$ 14 mil para começar a antecipar recebíveis, deu tudo certo e o projeto prosperou.

O capital foi crescendo e um número cada vez maior de empresas de Registro e cidades vizinhas abraçou a oportunidade de viabilizar a prática de vendas a prazo.

Assim, já nos primeiros anos, a Federal Invest construiu na região uma carteira de clientes ampla e assídua.

Com a certeza de que seu negócio era seguro, rentável e já havia alcançado a maturidade, os sócios sabiam que expandir a atuação era apenas uma questão de tempo.

Modelo de negócio pioneiro no mundo

E não demorou muito. Em 2002, percebendo o interesse de outros empreendedores em também atuar com antecipação de recebíveis, Renato Junqueira sentiu que havia chegado o momento de dar um passo maior.

Foi então que formatou e lançou, em 2002, um modelo de negócio totalmente novo, pioneiro no país e no mundo: a franquia de factoring.

Maior rede de fomento comercial do país

A franquia Federal Invest decolou e, rapidamente, se tornou a maior rede de fomento comercial do Brasil.

Reúne atualmente mais de 100 unidades franqueadas, que impulsionam o crescimento de milhares de micro, pequenas e médias empresas, de norte a sul do país. Seu movimento anual passa de R$ 2 bilhões.

A rede agora trabalha com um portfólio mais robusto de soluções financeiras. Mas a antecipação de recebíveis, atividade principal do factoring, continua sendo seu carro-chefe – e também o produto de maior relevância para sua franca expansão, mesmo em época de crise econômica.

Vantagens estratégicas

Para quem planeja iniciar o seu próprio negócio ou diversificar as atividades empresariais, a franquia de factoring Federal Invest é um investimento seguro e rentável. E apresenta ótimas vantagens estratégicas.

Equipe reduzida, rápida implantação, baixo capital imobilizado, horário flexível e suporte permanente para total segurança no desenvolvimento do negócio são algumas dessas vantagens.

A Federal Invest é também uma das poucas franquias em que o valor da taxa de adesão é convertido em benefícios para o franqueado, contemplando desde os serviços de abertura da empresa até o fornecimento dos móveis para a montagem do escritório.

Você tem interesse em saber mais sobre a franquia Federal Invest? É fácil! Visite o nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp para agendar uma apresentação.

 

 

 

Escreva um comentário