Embora seja um grande aliado cotidiano de inúmeras empresas pelo mundo afora, o factoring ainda é pouco conhecido por parte considerável do empresariado brasileiro. Por isso mesmo, é comum ouvirmos algumas inverdades a seu respeito.

Factoring (ou fomento mercantil) é uma atividade comercial que auxilia o fortalecimento dos negócios de micro, pequenas e médias empresas, por meio de prestação de serviços e compra de ativos financeiros.

Em outras palavras, uma agência de factoring compra e paga à vista duplicatas e outros papeis resultantes das vendas a prazo de produtos e serviços, além de prestar assessoria administrativa e financeira.

As soluções de fomento se aplicam às necessidades cotidianas de todo tipo de empresa, como obtenção de capital de giro, avaliação de fornecedores, gestão de contas, cobranças etc.

Diante da relevância desses serviços para o dia a dia do empreendedor, é importante entender o que é verídico e o que não é quando falamos de factoring.

Por isso listamos e esclarecemos a seguir 5 mitos e verdades sobre a atividade. Acompanhe!

#1 “Factoring é uma modalidade de empréstimo”

MITO!

O empréstimo é uma operação de crédito na qual uma pessoa física ou jurídica solicita um determinado valor a um banco, comprometendo-se a devolver a quantia de acordo com condições de prazo e de juros negociadas antecipadamente.

O factoring não atende pessoas físicas, apenas jurídicas. E não tem nada a ver com empréstimo.

Trata-se de maneira de fomentar a atividade empresarial por meio da prestação de uma série de serviços, entre os quais se destaca a antecipação de recebíveis: adiantamento de recursos para o caixa das empresas em troca dos direitos sobre os créditos futuros de vendas a prazo.

#2 “Factoring não cobra juros”

VERDADE!

Essa é outra distinção bem clara entre factoring e empréstimo, pois não existe cobrança de juros no fomento mercantil. É cobrada apenas uma taxa referente ao adiantamento do dinheiro.

Por exemplo: se você vende um produto por R$ 1 mil para receber só daqui a 30 dias, a agência de fomento antecipa esse recurso para a sua empresa num valor um pouco mais baixo, e depois, passados os 30 dias, recebe o valor total do seu cliente.

#3 “Factoring só é usado em dificuldades financeiras”

MITO!

O apoio oferecido pelo factoring não precisa ser solicitado somente quando a empresa está iniciando as atividades ou enfrentando dificuldades.

Independentemente do momento, a antecipação de recebíveis é uma transação estratégica para a empresa, porque permite que ela mantenha seu fluxo de caixa sempre positivo e permaneça forte no mercado.

Por exemplo, uma loja que vende um produto para receber em 30, 60, 90 dias, mas tem que pagar fornecedor, funcionários e contas de consumo imediatamente, recorre à antecipação de recebíveis para não ter descasamento de caixa e, assim, otimizar suas finanças.

Como se vê, uma empresa que precisa de capital de giro imediato não está necessariamente operando em um cenário de crise. Seja qual for o momento, o recurso à vista é importante para manter as atividades do dia a dia. E o factoring cumpre essa função.

#4 “Factoring é uma atividade confiável”

VERDADE!

Factoring é uma atividade totalmente legalizada, reconhecida mundialmente como importante instrumento de apoio às empresas, que fomenta a economia e tem relevante função social.

A empresa de factoring não é banco, nem instituição financeira. Portanto, não capta recursos no mercado e não faz empréstimos.

Ela opera apenas com capital próprio, comprando créditos originados por transações mercantis, além de colocar à disposição do cliente uma gama de serviços administrativos.

#5 “Factoring não faz análise de crédito”

MITO!

Antes de adquirir o título creditório, a agência de factoring não só realiza a análise de crédito da empresa de quem vai comprar o recebível (cedente), como também do cliente que fará o pagamento no futuro (sacado).

E examina ainda a documentação da venda que gerou o título, para certificar-se de que a transação foi mesmo realizada e o produto ou serviço foi realmente entregue.

Agora que explicamos o que é mito e o que é verdade sobre o factoring, convidamos você a visitar nosso canal no YouTube, onde há uma série de vídeos úteis para aprofundar seu conhecimento.

Escreva um comentário