A preocupação em evitar golpes e fraudes será sempre uma constante para o empresário de factoring, mas nunca devemos esquecer que, para que o cliente da factoring (faturizado) realize uma operação de fomento, é necessário saber se este faturizado está de fato tendo lucro com o negócio em si (admitindo o custo do deságio), o que ele faz com os nossos recursos, quais são as suas prioridades, se ele não confunde as contas pessoais com as da empresa, se ele pensa na empresa antes de pensar em seu bem-estar pessoal e várias outras situações.

Essas preocupações se referem a uma análise e a um acompanhamento minuciosos do cliente da factoring. As questões ligadas ao uso da factoring por criminosos para lavar dinheiro podem ser menos complicadas de lidar, afinal a identificação de operações suspeitas e atípicas é mais fácil do que problemas com crédito ruim. A preocupação não é com aquele que ‘esquenta’ um contrato social e/ou ‘falsifica’ assinaturas, pois para esses há blindagens que dificultam sua atuação no nosso mercado. Hoje, tanto a Serasa quanto seus concorrentes tem ferramentas importantes para evitá-los, principalmente quem está nos grandes centros, o que pode ser bastante melhorado ainda. Uma política de crédito bem trabalhada identifica vários indícios como um CNPJ novo, produto novo cujo giro ainda é uma interrogação, pessoas novas a frente de uma empresa sem exercer a sua administração e sim, um procurador, cuja ‘capivara’ é bem extensa, tempo de compra junto a fornecedores, em que quando há muita troca destes fornecedores é porque algo pode não estar indo bem, produtos cujo giro na ponta de venda do atacado ou do varejo não são tão bons assim, entre outros.

No factoring moderno, a preocupação maior do empresário, do gestor e do operador de factoring é realmente a administração da empresa cliente. Para nós da FEDERAL INVEST não existe parceria com ganho apenas para um lado. O empresário que consegue unir a política de crédito FEDERAL INVEST, oriunda de vinte anos de mercado, com a nossa filosofia de que o outro lado (faturizado) também deve ganhar, tende a eternizar a parceria (fidelidade).

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