Você conhece em detalhes tudo aquilo que entra e sai do caixa de sua empresa? Pois saiba que não manter um controle rígido nessa área está entre as principais causas para o fechamento de negócios no Brasil.
De acordo com o estudo Sobrevivência das Empresas, elaborado pelo Sebrae em 2020, a falta de dinheiro, financiamento ou capital de giro é a grande razão para o encerramento das atividades de 21,5% dos entrevistados.
Nesse sentido, é essencial entender o fluxo de caixa e saber exatamente como colocá-lo a serviço da gestão do seu negócio.
O que é fluxo de caixa?
Em primeiro lugar, o fluxo de caixa é o principal instrumento para se monitorar a saúde financeira de uma empresa. Isso é feito por meio do registro detalhado de todas as movimentações em dinheiro, contabilizando cada um dos recebimentos e gastos em um determinado período de tempo.
Ou seja, ao elaborar este controle, o gestor é capaz de ter uma visão geral do desempenho do negócio, entender se ele está dando lucro ou prejuízo e, assim, planejar medidas para lidar com essa realidade.
Dicas para ajudar a equilibrar o seu fluxo de caixa
Crie um orçamento
A princípio, a medida mais básica para aumentar o controle sobre o caixa é elaborar um orçamento, contabilizando cada uma das receitas e despesas, tanto as fixas quanto as variáveis. Com isso, o gestor consegue identificar fatores como gastos excessivos e oportunidades de ampliar as entradas.
Gerencie as contas
Um dos grandes desafios do empreendedor é manter um controle rígido sobre as contas a receber. Afinal, quando se trata de poucos clientes, pode ser simples lembrar as datas de pagamento e contatar cada um deles. No entanto, à medida que o negócio cresce, o volume de trabalho e o tempo dedicado a essas tarefas também aumenta bastante.
Para evitar atrasos e acúmulo de trabalho, muitas empresas optam por terceirizar a gestão das contas para parceiros especializados. Isso permite liberar os sócios da função burocrática, fazendo com que eles se dediquem a atividades que produzam diferenciais competitivos. Além disso, a medida traz maior eficiência e reduz a possibilidade de erros capazes de gerar prejuízos ou até mesmo multas.
Invista em planejamento
Quando a empresa faz um bom controle do fluxo de caixa, ela tem maior previsibilidade e capacidade de planejamento. Em caso de prejuízo, será possível tomar decisões sobre a necessidade reduzir despesas, renegociar contratos, cortar custos e até mesmo recorrer a empréstimos ou antecipar recebíveis para superar um momento de dificuldade.
Por outro lado, nas situações de lucro, a companhia consegue direcionar melhor os recursos em investimentos e demais ações voltadas para impulsionar seu crescimento, como reformas, novas unidades, treinamentos e modernização de máquinas e equipamentos.