Sua empresa é financeiramente sustentável? Conhecer o nível de sustentabilidade financeira do seu negócio é importante para identificar se ele está no caminho certo ou precisa de ajustes para que possa se desenvolver de maneira saudável.

Sustentabilidade é o uso racional dos recursos disponíveis para suprir as necessidades do presente sem comprometer o dia de amanhã – seja em relação ao meio ambiente, à vida pessoal ou às finanças da empresa,

Na sustentabilidade financeira, portanto, a regra básica é gastar menos do que se ganha. E o primeiro passo é combater todo e qualquer desperdício.

Assim fica possível destinar parte dos ganhos para investir no futuro do seu negócio e ainda criar uma reserva de emergência.

Benefícios da sustentabilidade

Um orçamento equilibrado, aliado a uma visão de longo prazo, resulta em uma série de vantagens, que refletem tanto no empreendedor quanto em colaboradores, fornecedores e clientes. Veja!

Mais lucro

O uso eficiente de recursos pode reduzir os custos de produção (matéria prima, água, energia etc.) e ter impacto direto no lucro. A longo prazo, com melhoria contínua da gestão, a margem de lucro tende a crescer ainda mais.

Mais competitividade

A eficiência financeira melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, pois a operação passa a funcionar de maneira mais ágil e equilibrada, com especial atenção à prevenção de falhas que custam caro para a empresa.

Maior previsibilidade

Quanto mais ajustada é a situação financeira, melhor é o planejamento de receitas e despesas.

Com esse controle feito de forma correta, fica muito mais fácil identificar eventuais problemas com antecedência e se preparar para resolvê-los.

Maior capacidade de investimento

O equilíbrio financeiro permite ainda a criação de uma reserva para investir na ampliação da empresa e cobrir emergências.

Como avaliar o nível de sustentabilidade financeira da empresa?

Observar os fatores que sinalizam a condição financeira da empresa é o primeiro passo para avaliar se ela é sustentável, se não é ou se está a caminho da sustentabilidade. Algumas situações servem de alerta para identificar um possível desequilíbrio. Confira!

Ciclo operacional e financeiro

A partir das informações do ciclo operacional e o ciclo financeiro você vai saber como estão suas vendas de produtos ou serviços e quais são os prazos médios de recebimento dos clientes e para pagamento aos fornecedores.

Fluxo de caixa

Os dados dos dois ciclos permitem que você tenha uma visão detalhada do fluxo de caixa. Geralmente, quando um negócio não é sustentável, os primeiros problemas aparecem no fluxo.

Um dos sintomas é quando as datas de entrada e saída de dinheiro não estão “casando”. Ou seja: se o prazo para receber o que vendeu é maior do que o prazo para o pagamento aos fornecedores. Isso gera atrasos, acréscimos e reduz a sua possibilidade de negociar preços melhores.

Capital de giro

Se falta capital de giro, necessário para manter a empresa em operação, é sinal de que o seu negócio está com um problema de fluxo de caixa e precisa de alternativas para se financiar.

Uma opção para resolver esse problema é recorrer à antecipação de recebíveis para adiantar a entrada do dinheiro das vendas realizadas a prazo.

Ou seja, uma instituição especializada em antecipação de recebíveis adianta para a sua empresa os valores de cheques, boletos, duplicatas e outros títulos de crédito que os clientes só vão pagar depois.

Assim você pode vender a prazo e receber à vista, garantindo o dinheiro necessário para pagar seus fornecedores em dia, sem se endividar.

Uso racional de recursos

Outro fator importante no diagnóstico de sustentabilidade é o uso de recursos como água, energia, papel, matéria-prima e outros itens consumidos na rotina operacional do seu negócio.

Se você não tem controle sobre esse consumo, sua empresa certamente não é sustentável. E a conscientização de todas as pessoas nela envolvidas é essencial para que os recursos passem a ser utilizados sem desperdícios.

Apagar as luzes e desligar o ar-condicionado ao sair do ambiente, tirar aparelhos da tomada, consertar vazamentos de água, fechar a torneira quando não está usando, trocar descargas convencionais por equipamentos economizadores, reaproveitar água para a limpeza e reutilizar papel para rascunho são alguns exemplos de uso racional dos recursos.

Essas atitudes simples geram redução significativa do consumo e das despesas da sua empresa. Pense nisso.

Como alcançar e manter a sustentabilidade financeira?

Planejamento e controle são ações básicas para garantir a sustentabilidade financeira de qualquer negócio.

Se, depois de analisar o nível de sustentabilidade financeira da empresa, você entendeu que precisa melhorar e identificou os pontos que necessitam de ajustes, está na hora de planejar.

No planejamento você vai estabelecer prioridades, objetivos de curto, médio e longo prazos, metas e planos de ação para atingi-los.

Além de combate diário ao desperdício, planos bem definidos e ações de conscientização, outros pontos merecem atenção especial para que sua empresa garanta a sustentabilidade financeira. Veja alguns deles a seguir.

Evite o endividamento

Saber como evitar e como pagar dívidas contribui para que sua empresa conquiste e mantenha a sustentabilidade financeira.

Para isso, é importante controlar continuamente a entrada e a saída de recursos, além de sempre buscar novas informações sobre as melhores formas de financiar o seu negócio sem se endividar – ou, ao menos, com as menores taxas possíveis de juros.

Controle a inadimplência

A inadimplência dos clientes é uma das razões que levam empresários ao endividamento.

Para garantir que esse problema não interfira na sustentabilidade financeira da sua empresa, é preciso investir em um controle eficiente da inadimplência.

Também é aconselhável fazer uma reserva de dinheiro para cobrir situações como essa.

Pague os impostos em dia

Pagar seus impostos em dia também é imprescindível para assegurar a sustentabilidade financeira.

Deixar de recolher algum tributo ou atrasar o pagamento pode resultar em multas e até impedir a continuidade da empresa.

Além disso, um bom planejamento tributário possibilita reduzir os impostos que incidem sobre a empresa – e diminuir as despesas. Vale a pena investir nesse serviço. Converse com seu contador.

Cumpra a legislação trabalhista

Cuidar da gestão dos funcionários e zelar pelo cumprimento da legislação trabalhista é outra recomendação importante.

Não importa se a sua empresa tem poucos colaboradores. Os custos de um processo trabalhista e eventuais indenizações são sempre altos. Então, o melhor caminho é prevenir problemas e, em caso de dúvidas, procurar advogados especializados.

Em resumo, a sustentabilidade financeira envolve uma gestão cuidadosa do dinheiro da empresa, valorizando cada centavo e otimizando seu rendimento.

Escreva um comentário