O crédito com garantia imobiliária, também chamado home equity, é o empréstimo mais barato do Brasil. Funciona como um refinanciamento imobiliário, em que o cliente (pessoa física ou jurídica) dá seu imóvel como garantia, obtém crédito a juros bem mais baixos que na maioria das outras linhas disponíveis e tem até 15 ou 20 anos para pagar. A modalidade atrai cada vez mais usuários, muitos deles interessados em trocar dívidas caras por uma outra mais barata e fácil de pagar.

Os juros do home equity são baixos porque o banco que concede o empréstimo recebe como garantia um bem real, o imóvel. Qualquer imóvel residencial ou comercial pode ser utilizado na negociação. Também não existe restrição ao chamado bem de família. Mesmo que seja o único, e utilizado como moradia própria e da família do cliente, ele pode ser dado como garantia. E o proprietário pode continuar utilizando o imóvel normalmente. Pode até alugar ou emprestar; só não pode vender, doar, partilhar ou oferecer como garantia a outro empréstimo.

Apesar de existir há anos no mercado brasileiro, o home equity ainda é pouco conhecido e não há estatísticas precisas sobre a modalidade, mas especialistas estimam que sua carteira total esteja entre R$ 12 bilhões e R$ 15 bilhões e que seu crescimento varie entre de 20% e 30% ao ano.

O home equity é uma modalidade de crédito com uso livre. Ou seja: o empréstimo pode ser usado em qualquer finalidade. A taxa de juros fica em torno de 15% ao ano, enquanto as taxas médias do mercado para capital de giro estão em 34,17%; crédito pessoal, 132,91%; cheque especial, 226,39%, e cartão de crédito, 368,27%.

Em parceria com a GPMoney, fintech que mantém plataforma de negociação de crédito, a Federal Invest realiza operações de refinanciamento de imóveis com agilidade e total segurança. Para saber mais, acesse aqui.

Escreva um comentário