A gestão de recebíveis é um dos principais processos financeiros de qualquer empresa. E sua eficiência é indispensável para manter o caixa no azul, além de dar base à programação de pagamentos, compras e reposição de estoque, ou mesmo à elaboração de planos de crescimento.

Mas o que é necessário para realizar uma boa gestão de recebíveis no seu negócio? Listamos a seguir 6 dicas práticas que podem ajudar você nessa tarefa. Acompanhe!

#1. Controle quando e como irá receber

O ponto de partida para uma gestão de recebíveis eficiente é fazer um controle rigoroso do pagamento dos seus clientes.

Você deve registrar informações como nome do cliente, contato, valor da fatura, data de vencimento e forma de pagamento.

É importante também acompanhar esses registros periodicamente, identificando os clientes que pagam em dia e os que apresentam maior índice de inadimplência.

E tudo isso precisa ser feito de modo organizado e rotineiro. Crie planilhas de acompanhamento, alimente-as e monitore regularmente as entradas e saídas do seu caixa.

Só assim você manterá as informações sempre atualizadas, saberá quando terá acesso aos recebíveis, poderá agir rapidamente quando houver atrasos, terá condições de calcular seu capital de giro e conseguirá planejar gastos e investimentos.

#2. Não deixe de cobrar os clientes em atraso

Cobrar pode não ser tarefa agradável, às vezes chega até a ser desgastante, mas é um direito de quem tem a receber.

Se você faz um bom controle dos pagamentos dos seus clientes, consegue identificar com clareza e rapidez quem está em atraso e quem costuma atrasar.

Mas tenha cuidado ao falar com o devedor. Discrição, respeito e cordialidade são essenciais.

Para evitar que a situação chegue a esse ponto, vale adotar o hábito de enviar lembretes aos clientes que costumam atrasar. Pode ser por SMS, WhatsApp ou e-mail. Várias pessoas deixam de pagar por simples descuido, ou porque não foram cobradas.

Você também pode recorrer a uma agência de fomento para cuidar da gestão das contas da sua empresa, inclusive as cobranças.

A Federal Invest tem pessoal especializado para o serviço. Isso facilitará a rotina financeira do seu negócio e você terá mais tempo para se dedicar a outros processos.

#3. Mantenha uma reserva para imprevistos

Imprevistos acontecem. Podem ser graves, como a longa pandemia que enfrentamos, ou de menor relevância, como um problema elétrico nas instalações. Mas sempre causam estrago no caixa de quem não está preparado. E podem até significar o fim da empresa.

Por isso uma boa gestão de recebíveis precisa considerar a possibilidade de situações adversas e manter uma reserva para lidar com elas.

#4. Incentive o pagamento em dia

Oferecer benefícios aos bons pagadores é uma boa forma de estimular o pagamento em dia, ou mesmo antecipado.

Você pode dar descontos em parcelas pagas antes do vencimento, vantagens nas próximas compras, ou mesmo brindes para quem paga em dia.

Além de combater a inadimplência, e até receber antes da data prevista, o que é  muito bom para as finanças da empresa, entregar benefícios ajuda a fidelizar os clientes.

#5. Invista na fidelização de clientes

Fidelizar clientes é bem mais barato do que conquistar novos, além de ter impacto bastante positivo no caixa da empresa e na boa gestão de recebíveis.

Atender sempre muito bem, criar um programa de fidelidade, desenvolver uma boa estratégia de pós-venda, manter contato regular e ouvir sempre o que o cliente tem a dizer são ações importantes para a retenção.

#6. Aposte na antecipação de recebíveis

Antecipar recebíveis é uma maneira prática e rápida de garantir capital de giro e equilibrar as finanças, sem se endividar.

Você vende a prazo, vende mais, recebe à vista e garante tranquilidade na hora de ajustar as contas da empresa.

Na Federal Invest você conta com uma rede de mais de 100 agências, em todas as regiões do país, para antecipar seus recebíveis com agilidade e segurança. E tem ainda a opção de tratar de tudo online, por meio da plataforma Federal Invest Fácil.

Escreva um comentário