Liquidez é a capacidade de uma empresa converter seus ativos em dinheiro rapidamente e sem perda significativa de valor.

É um fator importante para a saúde financeira do negócio, pois garante que ele tenha recursos para honrar seus compromissos financeiros, como pagamentos a fornecedores, salários e impostos.

Tipos de liquidez

Existem dois tipos de liquidez:

Liquidez corrente

Capacidade de uma empresa converter seus ativos circulantes em dinheiro em um prazo de até um ano. Os ativos circulantes incluem caixa, contas a receber, estoques e outros ativos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

Liquidez geral

Capacidade de uma empresa converter seus ativos em dinheiro em um prazo mais longo, de até dois anos. Os ativos que compõem a liquidez geral incluem os ativos circulantes e os ativos realizáveis a longo prazo, como investimentos e imobilizado.

Gestão da liquidez

A gestão da liquidez é uma tarefa complexa que requer atenção constante dos gestores financeiros.

Ela é realizada para identificar a capacidade da empresa em saldar seus compromissos utilizando os ativos financeiros.

Essa atividade ajuda a compreender se os valores são suficientes para satisfazer ou não as obrigações em curto e médio prazo.

Boas práticas

Para garantir que a empresa tenha liquidez suficiente, é importante que o gestor siga algumas boas práticas:

Controle rigoroso do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos principais indicadores da liquidez de uma empresa. É importante que o gestor tenha um controle rigoroso do fluxo de caixa, monitorando as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Planejamento financeiro

É importante que o gestor faça um planejamento financeiro que considere as necessidades de liquidez da empresa. Isso inclui estimar as despesas futuras, como pagamentos a fornecedores e salários, e garantir que a empresa terá recursos para honrar esses compromissos.

Gestão de estoques

O estoque é um ativo circulante que pode ter um impacto significativo na liquidez da empresa. É importante que o gestor faça um controle rigoroso do estoque, evitando excessos que possam levar à imobilização de capital.

Gestão de contas a receber

As contas a receber são outro ativo circulante que pode afetar a liquidez da empresa. É importante que o gestor tenha um processo eficiente de cobrança de clientes, evitando que as contas a receber se acumulem.

Antecipação de recebíveis

Antecipar recebíveis é uma forma de aumentar o fluxo de caixa da empresa, pois permite que ela receba o dinheiro das vendas a prazo antes das datas de vencimento. Portanto, é uma ferramenta bastante eficaz para melhorar a liquidez do negócio.

A Federal Invest, maior rede de fomento do país, é líder em antecipação de recebíveis e especialista em gestão de contas a receber, além de prestar consultoria financeira e oferecer a conta digital Fibank, com opções de crédito e funcionalidades desenvolvidas especialmente para empresas.

Para saber mais, entre em contato com a Central de Atendimento – (11) 91429-7766 – ou clique aqui para localizar a agência Federal Invest mais próxima de você.

Escreva um comentário