Interessante como os anos marcantes da Federal Invest coincidem com as conquistas do Brasil no mundial de futebol. O título do tetra, em 1994, quando a empresa estreava em campo. E o penta, em 2002, prenunciando o memorável “gol” que faria dela a primeira franqueadora de fomento comercial do mundo.
“Fui a cobaia”, orgulha-se o empresário José Orlando Peroni, que em 2002 apostou na proposta de Renato Junqueira e, junto com a esposa Conceição Peroni, constituiu em Iguape, litoral sul de São Paulo, a primeira agência parceira da marca Federal Invest -até hoje uma das mais sólidas e bem-sucedidas unidades da rede.
Mas não foi nada fácil trazer o casal Peroni para o time da Federal, que a essa altura seguia com uma estrutura mais sólida, reforçada principalmente pelas atuações de Ualita Numan Junqueira e Adriana Silvano, na Contabilidade, e Cíntia Junqueira, no Jurídico.
Gerente de banco muito respeitado na região, José Orlando Peroni era (e é) um profissional admirável, cheio de requisitos, admirado por todos. A chance de conquistá-lo surgiu quando ele finalmente se aposentou e decidiu investir em um negócio próprio. Mesmo assim não foi de pronto. Renato diz que precisou insistir bastante. “Foi um namoro de uns cinco meses”, lembra.
Só que não dava para propor sociedade. Ele não aceitaria. Para alguém com o perfil de José Orlando, que buscava independência, o formato de franquia parecia ser a única opção. E assim foi feito. “A gente transportou todo o know how para ele, ele trouxe a experiência e a credibilidade conquistadas em seus 30 anos de carreira bancária, e nós nos unimos sem ser sócios”, conta Renato.
Ter José Orlando como parceiro credenciava e valorizava bastante a Federal Invest. “Se tivéssemos ações na bolsa, elas disparavam!”. Tanto é que outras portas se abriram assim que ele e a esposa iniciaram a agência em Iguape, em 23 de setembro de 2002. E então Renato confirmou que o sistema de franquias era realmente o melhor caminho para atrair bons empresários e fazer a rede crescer.
Na época vieram também o Dr. Afonso Serafim, “pessoa de grande reputação no Vale do Ribeira”, e seus filhos Marco e Marcelo Serafim (atual administrador das agências Registro e Jacupiranga).
As parcerias bem-sucedidas deram o respaldo necessário para que, em 2004, a Federal Invest partisse decidida para a expansão como franqueadora. A região do Vale do Ribeira estava bem coberta, era hora de explorar outros mercados. Marco Badur, então responsável pela filial de Pariquera-Açu, retornou para Registro e assumiu a direção geral da empresa, proporcionando segurança para que Renato Junqueira saísse em busca de parceiros.
Foram anos de trabalho duro. Muitas viagens para buscar candidatos, apresentar a proposta e levá-los de volta às suas cidades. “Olho para trás hoje e não acredito que fiz aquilo”, comenta Renato. “É coisa pra louco: um dia de viagem para apresentar uma proposta! E se você considerar que são necessárias umas 100 propostas para fechar um negócio, imagine o que foi preciso trabalhar para abrir as primeiras unidades no Brasil”.
Mas o esforço valeu demais. Cada novo parceiro significava muito mais que expansão. “Eram pessoas com muitas qualidades. Traziam também conhecimento, moral, amizades. Isso nos enchia de gás. Eram empresários exigentes, do mais alto nível. A cada inauguração a gente aprendia alguma coisa. Não estávamos apenas ganhando um braço a mais. Ganhávamos conhecimento e, principalmente, bons amigos”, revela Renato.
Finalmente, depois de três anos na luta de buscar franqueados tão longe, surgiu a oportunidade de ter um executivo comercial para cuidar da expansão e as coisas começaram a fluir com mais facilidade. Marco Badur cuidava da operação, o executivo vendia e a Federal Invest crescia organicamente.
A partir de 2011, quando conquistou pela primeira vez o título de melhor franquia de serviços do país, conferido pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a Federal Invest pisou mais fundo na expansão e chegou a grande parte dos estados brasileiros.
Hoje a rede é composta por 165 agências franqueadas, distribuídas em 91 cidades de 20 estados, nas cinco regiões do país. Juntas, as unidades atendem mais de 25 mil clientes e movimentam R$ 200 milhões a cada mês.