Está pensando em abrir um negócio? Caso você seja o tipo de empreendedor que prefere começar com um modelo pronto e uma fórmula testada e aprovada, certamente escolherá uma franquia.

Investir em uma franquia pode dar um ótimo retorno, mesmo em tempo de crise, mas não tenha dúvida de que é preciso escolher muito bem.

Neste texto, respondemos por que abrir uma franquia e damos algumas orientações que você deve considerar se pretende seguir nessa empreitada. Confira!

Por que abrir uma franquia?

É um mercado promissor, que não para de crescer no país. Abrir uma franquia é investir em um modelo de negócio que já deu certo. Os riscos envolvidos são menores e as chances de sucesso bem mais altas — desde que você faça uma escolha consciente.

Adquirir uma franquia também significa muitos deveres e responsabilidade. Além disso, para garantir o lucro esperado, é preciso conhecer bem o mercado que você está entrando e trabalhar com dedicação, foco e comprometimento.

O ideal é que você faça um planejamento para entender a realidade da área em que pretende atuar e, assim, avance para concretizar a possibilidade de ter o seu próprio negócio.

Serviços financeiros: um segmento promissor

Entre os segmentos promissores, as franquias de serviços financeiros se mostram uma ótima aposta, pois a demanda só cresce.

Para você ter ideia, o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian registrou aumento de 20,6% no acumulado anual de 2021 em comparação a 2020. Essa foi a maior alta de toda a série histórica do índice, iniciada em 2008.

Artigo publicado em março no Portal do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), aponta que o segmento de franquias financeiras promete ser um dos mais promissores em 2022.

O texto destaca que, para o consultor de franquias Diógenes Severo Nunes Júnior, professor da Pós Graduação Gestão de Franquias da PUC Minas, investir atualmente em uma franquia financeira é uma excelente alternativa para quem procura um mercado em crescimento.

“As empresas, principalmente micro e pequenas, demandam muitos serviços financeiros. E um franqueado que conseguir ser um suporte para essas empresas terá um excelente mercado para crescer”, explica o consultor.

Além dos serviços financeiros, há ainda outros segmentos em alta, como alimentação, beleza e bem-estar, saúde e mercado pet, por exemplo.

E uma boa escolha deve considerar não apenas a atividade com a qual você se identifica mais, mas também, e principalmente, as demandas da região onde a franquia será aberta.

5 dicas úteis para quem quer investir numa franquia

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, apontamos a seguir 5 aspectos importantes que devem ser considerados antes de abrir uma franquia. Acompanhe!

1. Conheça o mercado

Conhecer o mercado em que pretende atuar é essencial para que você tome a melhor decisão. É muito importante que faça algumas comparações, pesquise dados e informações e avalie o setor de interesse.

Nessa busca, com certeza acabará identificando tendências e oportunidades que possibilitam fazer uma escolha mais consciente e acertada.

2. Cheque a credibilidade e a solidez da rede

Antes de fechar negócio, é primordial que você verifique, com atenção e cuidado, se a rede de franquias tem credibilidade e confiança no mercado. Afinal, é uma decisão muito séria e não dá para decidir com base no achismo e na intuição.

Um bom termômetro é saber se a rede é filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), já que a instituição reúne apenas negócios que obedecem critérios específicos de qualidade. Além disso, é interessante fazer buscas em guias especializados, que são outras fontes para checar se a franquia é de fato confiável.

3. Avalie a rentabilidade e o retorno do investimento

É sempre importante avaliar previamente a rentabilidade do negócio, lembrando que as franquias são investimentos que normalmente geram retorno em curto ou médio prazo.

Se você pensar apenas no lado financeiro, a melhor franquia será aquela com menor investimento e menor prazo de retorno. Cabe ao empreendedor entender a própria realidade e fazer a escolha que melhor atenda às suas expectativas e necessidades.

4. Avalie a experiência e o suporte da rede

Caso o negócio a ser adquirido já tenha sido testado e provado que dá resultados, os riscos para os franqueados são bastante reduzidos. Nos anos de experiência da franqueadora, muitos erros já terão sido corrigidos e a marca já terá se posicionado de forma clara no mercado.

O know-how, o suporte e o apoio oferecidos ao franqueado também são essenciais para a decisão de investir em uma franquia. É preciso saber se você terá assistência para as dúvidas que certamente surgirão no dia a dia. Nesse sentido, é bom se certificar se há treinamentos, propostas de inovação e suporte operacional.

5. Não tente reinventar a roda

Mais uma dica essencial para que o negócio dê certo: não queira trabalhar de forma diferenciada. É essencial ser fiel aos processos, produtos e serviços da rede de franquias.

Como acontece em qualquer franquia, os processos que são entregues ao franqueado foram aperfeiçoados por anos e é fundamental segui-los à risca. Portanto, não se deve “reinventar roda”. Pode ser um verdadeiro tiro no pé e certamente atrapalhará os planos de crescimento da empresa.

Gostou das dicas? Então aproveite para conferir nosso artigo sobre como um pequeno negócio nascido no interior se tornou uma franquia que movimenta bilhões.

Escreva um comentário