São muitos os problemas que podem levar uma empresa a fechar as portas. Porém, quase sempre esses motivos têm algum elo com a gestão. Isso porque, caso o empreendedor não consiga fazer um trabalho adequado na área, o negócio irá sofrer com o desequilíbrio de recursos ou faltará tempo para o dono dedicar a outros setores essenciais dentro da companhia.

Veja a seguir alguns dos principais problemas de gestão que colocam em risco o funcionamento das empresas do Brasil.

Capital de giro

Antes de tudo, o estudo Sobrevivência das Empresas, feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aponta que 21,5% dos negócios dão errado por falta de dinheiro, financiamento ou capital de giro.

Em outras palavras, a pesquisa, elaborada em 2021 com base em 3047 entrevistas, mostra a importância de os negócios terem sempre uma reserva de dinheiro para financiar suas atividades diante de situações de emergência.

Sem esse caixa, qualquer eventualidade, como o atraso de pagamentos, a quebra de máquinas ou mesmo a aplicação de uma multa por parte de órgãos do governo, pode deixar o empreendedor contra a parede e colocar toda a empresa sob ameaça.

Burocracia

Outro ponto que aparece com destaque no levantamento do Sebrae diz respeito à burocracia, que surge como a causa do fechamento de 7,8% dos negócios.

Frequentemente, muitos empreendedores iniciam um negócio sem ter formação adequada para lidar com as tarefas do dia a dia relacionadas à sua administração.

Ou seja, na prática eles perdem muito tempo com essas rotinas ou acabam cometendo erros que abalam a saúde financeira da companhia.

Falta de clientes

À primeira vista, a falta de clientes parece não estar relacionada a problemas de gestão. No entanto, como resultado das dificuldades em lidar com tarefas burocráticas, o dono muitas vezes não consegue dar a devida atenção a estratégias para atrair consumidores e nem se dedica a gerar diferenciais nos produtos e serviços que oferece.

Assim, 20% dos entrevistados colocam esse como o motivo principal para fechar as portas.

Dificuldades para acompanhar receitas e despesas

Finalmente, uma das rotinas mais trabalhosas para o empresário é acompanhar de perto as receitas e despesas, especialmente quando se lida com um grande volume de clientes. Afinal, lembrar cada uma das datas de pagamento e realizar as cobranças dentro do prazo demanda tempo e organização.

Ao mesmo tempo, quando esse trabalho não é feito de maneira adequada e a entrada de recursos sofre atrasos, há o risco de faltar dinheiro no caixa para custear coisas básicas, como o salário de funcionários e o acerto com os fornecedores.

Uma das saídas para evitar este tipo de problema é terceirizar a gestão de contas. Com isso, a missão fica a cargo de uma empresa especializada e a pessoa consegue focar suas atenções no que realmente importa dentro do seu negócio.

Escreva um comentário