A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a projeção de vendas para o Natal deste ano e estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões – um avanço de 2,8% em relação ao ano passado.

O maior movimento está previsto para hiper e supermercados (R$ 12,3 bi), lojas de vestuário (R$ 8,3 bi) e comércio de artigos de uso pessoal e doméstico (R$ 5,2 bi), que juntos deverão responder por cerca de 75% das vendas de Natal e fim de ano. O maior aumento real das vendas deverá ocorrer no segmento de cosméticos e perfumarias, com alta provável de 4,3% em relação a 2017.

Para quem atua no varejo e quer aproveitar ao máximo o potencial de negócios da época natalina, tomar algumas providências estratégicas é altamente recomendável. Se esse é o seu caso, confira estas 5 dicas:

1. Treine os vendedores

Bom atendimento é sempre essencial. Invista em colaboradores simpáticos e treinados para fazer vendas atenciosas. Os vendedores também devem estar à disposição para tirar dúvidas e ajudar o cliente a tomar sua decisão de compra.

Para isso, aposte em treinamentos e capacitações. Cursos de reciclagem são boas alternativas para aperfeiçoar a abordagem com os clientes, reforçar as características de produtos ou serviços e saber o que fazer para lidar com objeções.

Lembre-se ainda de que bons vendedores são aqueles que estão engajados. Mantenha a motivação, ofereça bonificações pelo número de vendas ou por metas diárias, repasse feedbacks e informe o que acontecerá e quais são as suas expectativas. Tenha em mente que o principal é o capital humano. É ele que fará você atingir o sucesso.

2. Diferencie-se da concorrência

A análise da concorrência é uma maneira eficiente de saber o que dá certo e o que dá errado. Verifique as estratégias adotadas, os produtos, os serviços oferecidos e a avaliação dos clientes.

Ao conhecer essas informações, você tem a oportunidade de identificar coisas que a concorrência não faz e que podem ser os diferencias para você. Por exemplo: se o seu concorrente não investe em embalagens personalizadas, ofereça esse agrado aos seus clientes; se ele cobra pela entrega, adote o frete grátis, e assim por diante.

3. Crie promoções

Não há quem resista a uma boa promoção. Para muita gente, o preço é fator decisivo na escolha da loja.

Você pode dar descontos em alguns produtos, presentear seus clientes com um brinde especial, proporcionar condições de pagamento diferenciadas, criar vales-presentes ou até ofertas do tipo leve 3 e pague 2, por exemplo.

4. Capriche na vitrine

A vitrine pode diferenciar a sua loja das demais, ganhar a atenção do público e despertar o desejo de compra, levando o cliente entrar no estabelecimento. Mas para isso ela precisa ser muito bem pensada e elaborada.

Além de seguir um tema e contar com adereços como bolas, laços, estrelas, luzes coloridas, árvores de Natal e outros itens característicos da ocasião, a exposição dos produtos na vitrine é fundamental.

Na seleção do que será exposto lembre-se de que nessa época as pessoas estão à procura de produtos para si mesmas e também para presentear familiares, amigos e o famoso amigo secreto do escritório, da escola ou do clube.

Nessa escolha pode ser interessante dar preferência para lançamentos, produtos com uma margem de lucro maior ou até mesmo aquele item que está parado no estoque e você deseja escoar.

Suportes e acessórios que valorizem a exposição dos produtos, iluminação adequada e ofertas também são importantes para atrair a atenção do público. Mas cuidado para não sobrecarregar a vitrine de produtos e enfeites, senão ela pode ficar visualmente poluída e cansativa.

5. Aposte no marketing digital

As iniciativas online para chamar a atenção do público custam menos que a propaganda tradicional e, em muitos casos, são mais eficazes.

O que você pode fazer? Uma ideia é divulgar os produtos ou serviços nas redes sociais. Ter perfis nessas mídias é praticamente obrigatório para qualquer marca, porque aumentam a interação e o engajamento com o público.

Outra sugestão é manter um site e/ou blog, que são como um cartão de visita e ajudam a educar o consumidor. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, pode publicar posts sobre tendências para a virada do ano, o que cada cor significa, como escolher o melhor look para o Natal e por aí vai.

Para fortalecer a ideia, aposte nos patrocinados, tanto para as redes sociais quanto para o Google. Nesses anúncios, com investimento relativamente baixo, você publica suas promoções, lançamentos, descontos e o que mais achar interessante para atrair consumidores.

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