O ciclo de caixa é um indicador financeiro que mede o tempo que decorre entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas. Uma gestão eficiente do ciclo de caixa é fundamental para a sobrevivência da empresa, pois garante que haja recursos financeiros para a operação.

No mundo competitivo atual, é cada vez mais comum que as empresas ofereçam prazos de pagamento aos clientes. Isso pode aumentar as vendas, mas também pode gerar um impacto negativo no fluxo de caixa.

Para melhorar o ciclo de caixa e garantir que a empresa tenha recursos suficientes para atender aos seus compromissos, é importante adotar algumas boas práticas. Veja a seguir quais são elas.

1. Reduza o prazo do estoque

Prazo do estoque é o tempo que os produtos ficam armazenados na empresa antes de ser vendidos. Quanto menor ele for, menor será o montante de capital de giro necessário para financiar as operações da empresa.

Para reduzir esse prazo, é importante fazer uma melhor previsão de demanda e determinar volumes adequados de estoque. Isso pode ser feito por meio de técnicas de gestão de estoque, como o método do ponto de reposição e o método do estoque mínimo e máximo.

Além disso, é importante investir em sistemas de gestão de estoque que permitam a rastreabilidade dos produtos e a identificação de produtos obsoletos ou com baixa rotatividade.

2. Negocie com fornecedores

O prazo médio de pagamento aos fornecedores é o tempo que a empresa leva para pagar as compras realizadas. Quanto maior o prazo médio de pagamento, menor será o impacto no fluxo de caixa.

Para aumentar o prazo médio de pagamento, é preciso negociar com os fornecedores. Mas é importante ter em mente que, ao negociar prazos mais longos, você pode perder descontos ou ter que aceitar condições de pagamento menos vantajosas.

Além disso, é fundamental ter processos bem estruturados e eficientes de cotações e tomadas de decisões de compras. Isso ajudará a garantir que a empresa esteja negociando os melhores prazos e condições de pagamento possíveis.

3. Antecipe seus ganhos

O prazo médio de recebimento é o tempo que a empresa leva para receber os pagamentos das vendas realizadas. Quanto menor o prazo médio de recebimento, menor será o impacto no fluxo de caixa.

Para reduzir o prazo médio de recebimento, é importante facilitar as formas de pagamento oferecidas aos clientes e ter um processo de cobrança eficiente para evitar atrasos.

Você também pode considerar a antecipação de recebíveis, que permite receber o valor das vendas antes do vencimento.

Para isso, a empresa vende os recebíveis para uma instituição especializada na modalidade, como a Federal Invest, e recebe o pagamento à vista.

A antecipação de recebíveis é uma forma prática e rápida de manter o caixa saudável. Além disso, o custo é bastante vantajoso.

Política de crédito e cobrança eficiente

Junto a essas 3 boas práticas, é importante que a empresa tenha uma política de crédito e cobrança eficiente.

Uma política de crédito bem estruturada ajuda a evitar inadimplências e garantir que os clientes paguem pontualmente. Ela deve definir os critérios para concessão de crédito aos clientes, como limite, prazos e formas de pagamento.

A política de crédito também deve estabelecer os procedimentos de cobrança, como prazos para envio de avisos e ações a serem tomadas em caso de inadimplência.

Escreva um comentário