Vender bem muitas vezes não significa ter lucro. Se o empresário não estiver atento a gargalos – como gastos desnecessários, precificação equivocada e outros erros na administração do negócio – pode ter prejuízo. Por isso é fundamental saber ‘ouvir’ o que os números da empresa estão dizendo.
“Indicadores numéricos precisam ser analisados com responsabilidade e critério, não só para que a gestão do negócio seja feita de forma assertiva e sem surpresas desagradáveis, mas também para a tomada de decisões certeiras”, assegura Felipe Junqueira (foto), fundador da Números Falam.
Os números que uma empresa mostra mês a mês não só falam, gritam! E é preciso estar atento a eles.”
Sediada no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, a Números Falam auxilia empresários a avaliar o desempenho dos seus negócios no que diz respeito a entradas e saídas, compras, fornecedores, estoque, gastos e projeções futuras de investimento.
Ao longo de quase dois anos de atuação, a empresa tem conseguido resultados bastante positivos junto aos clientes que atende.
“Cada um tem uma necessidade diferente e nosso papel é entender os problemas de maneira personalizada para traçar a melhor estratégia”, explica Felipe.
“Atuamos de forma cirúrgica nas feridas que atingem a administração da empresa, observando os gargalos pelos quais o dinheiro está escoando e que comprometem o desempenho necessário para a administração saudável do negócio”, prossegue.
E lembra: “Por melhor que uma empresa venda seus produtos ou serviços, o mais importante é quanto sobra de lucro no final do mês”.
Melhoria da saúde financeira
Para Isabela Araújo, sócia proprietária da Tamega, distribuidora de vinhos e palmitos sediada em São Paulo, a parceria com a Números Falam foi essencial em um momento delicado pelo qual a empresa passava.
“Nossa parceria já tem mais de um ano e posso afirmar que hoje a saúde financeira da empresa é outra. O trabalho é gradativo, requer muita disciplina por parte dos empresários, mas vale a pena”, atesta Isabela.
A Tamega precisou de análise na maioria dos setores, com reavaliação do quadro de funcionários, levantamento das dívidas, ajuste dos preços de venda e negociação com fornecedores. Como resultado, a empresa passou a respirar com mais tranquilidade.
Mais clareza para decisões
Outra empresa atendida pela Números Falam é a Tenri, maior indústria de pães do Vale do Ribeira. O serviço também teve início há mais de um ano e, por meio dos indicadores apresentados mês a mês, foi possível identificar problemas de logística que impactavam diretamente nos gastos e nas vendas.
“Hoje a empresa consegue controlar com mais clareza o volume de venda de cada produto, mapeado por cidade e cliente, o que facilita uma série de decisões, como lançamentos, promoções e ações de marketing, entre outros”, revela Yutaka Ishida, diretor da Tenri.
“Ter um profissional que nos auxilia na leitura do que os números da empresa mostram é um fator diferenciado. Sem contar que também recebemos orientações durante as reuniões de resultados, análise do mercado e projeções de metas futuras”, avalia Yutaka.
Troca de experiência
Felipe Junqueira afirma que os serviços da Números Falam podem ser aplicados em empresas de diversas áreas.
Para ele, todo cliente é um novo desafio. Mas também uma grande troca de experiência e aprendizado. “Atendemos uma oficina mecânica em Registro e acompanhar sua evolução tem sido extremamente gratificante”, exemplifica.
Em apenas alguns meses de trabalho, a oficina já está mudando para um local bem maior para dar conta da crescente demanda de serviços.
De acordo com Felipe, no caso específico da oficina, os números mostraram que havia alta demanda de serviços mesmo antes do início da parceria com a Números Falam. Entretanto, na maioria deles, o tempo de execução e custo benefício não compensavam. Quando isso foi ajustado, a lucratividade começou a aparecer.
O proprietário da oficina, Lael Marrafo, reconhece que “avaliar os números de forma mais atenta ajudou inclusive em questões como o controle de estoque e outros detalhes do dia a dia, que muitas vezes passam despercebidos e você não se dá conta de que pode resolver muitos problemas ajustando coisas simples”.
É isso o que a Números Falam faz: auxilia empresas a mudar a forma como enxergam seus resultados, propiciando um novo olhar sobre o negócio, a partir de uma avaliação minuciosa em uma leitura para apontar caminhos.
“Acredito ser o que pode fazer a diferença num mercado cada vez mais competitivo”, conclui Felipe Junqueira.