Embora antecipar recebíveis seja uma prática cada vez mais rotineira em milhares de empresas, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Você é um deles? Então é bastante provável que consiga esclarecer seus questionamentos consultando a seguir nossas respostas às 10 perguntas mais frequentes sobre antecipação de recebíveis.

Confira!

1. Como funciona a antecipação de recebíveis?

Recebíveis são os valores que a empresa tem a receber no futuro pelas vendas que faz a prazo. Antecipá-los, portanto, significa receber esses valores antes.

Para isso, a empresa vende seus recebíveis para uma instituição especializada na modalidade, como a Federal Invest, e recebe o pagamento à vista.

Por exemplo: você faz uma venda de R$ 4 mil, em quatro parcelas de R$ 1 mil, mas precisa de todo o dinheiro já. A Federal Invest compra os recebíveis correspondentes a essas parcelas, por um valor um pouco mais baixo, e paga o total à vista para a sua empresa.

Depois, nas datas de vencimento das parcelas, ela recebe os pagamentos do cliente.

2. Vale a pena antecipar recebíveis?

Tanto vale a pena que milhares de empresas de todos os portes antecipam seus recebíveis diariamente. É uma forma prática e rápida de manter o caixa saudável.

Isto porque, antes de vender seus produtos ou serviços, as empresas precisam formar estoque, adquirir matéria prima, material de consumo etc. E o prazo de pagamento aos seus fornecedores normalmente é menor.

No entanto, é importante manter o controle para antecipar recebíveis na medida certa das necessidades de fluxo de caixa, sem desperdiçar recursos que poderão fazer falta no futuro.

3. Pra quem é indicado antecipar recebíveis?

Antecipar recebíveis é uma alternativa indicada para todas as empresas que dão prazo de pagamento aos clientes, sejam quais forem o porte e a área de atuação.

Estatisticamente, o comércio e a indústria são os setores que mais antecipam recebíveis, seguidos dos prestadores de serviços. E, dependendo das características regionais, a antecipação é bastante utilizada também por produtores rurais.

4. Antecipação de recebíveis é um tipo de empréstimo?

Não, antecipação de recebíveis e empréstimo são coisas bem diferentes.

Num empréstimo, você pega um dinheiro que não é seu e se compromete a pagar depois, com juros.

Na antecipação, ao contrário, você recebe um dinheiro que já é seu, mas que entraria no futuro. Portanto, não se endivida.

5. Quais tipos de recebíveis podem ser antecipados?

A Federal Invest, maior rede de fomento comercial do país, antecipa os valores de todo e qualquer tipo de recebível: cheques, duplicatas, boletos, contratos, recebíveis de cartão de crédito, pagamento por depósito em conta etc.

6. Por que as empresas antecipam seus recebíveis?

A principal razão para as empresas buscarem a antecipação de recebíveis é a manutenção de um fluxo de caixa relevante para suas demandas.

Parte importante dessa necessidade se deve às diferentes formas de pagamento oferecidas a prazo, já que elas são eficientes maneiras de atrair um maior número de clientes.

Em contrapartida, isso causa um desfluxo de caixa muito grande. Com as contas chegando mês a mês, é impossível manter um caixa saudável se o dinheiro só vai entrar depois.

Então a antecipação de recebíveis traz o equilíbrio necessário para que o negócio seja capaz de continuar oferecendo formas de pagamento atraentes, sem se prejudicar por complicações financeiras.

7. Quais as vantagens de antecipar recebíveis?

A grande vantagem da antecipação de recebíveis é que sua empresa não está tomando o valor emprestado, e sim adiantando o recebimento de um dinheiro que já é seu, mas seus clientes só irão pagar depois. Portanto, antecipar não gera endividamento.

Outra boa vantagem é a agilidade da operação. Depois que sua empresa já tem cadastro na agência de fomento, o dinheiro da antecipação é liberado praticamente na hora.

Além disso, o custo é bastante vantajoso. Comparada com outras linhas de crédito, a antecipação é bem mais interessante. Especialmente para empresas que têm alguma restrição, fato que via de regra eleva a taxa de juros de empréstimos, por exemplo.

8. Quanto custa antecipar recebíveis?

A taxa da antecipação, que é descontada do valor do recebível negociado, varia conforme a instituição, a região e outros fatores – como, por exemplo, o risco de cada operação.

Além do deságio praticado pela instituição (fator de compra), há incidência de IOF. As factorings costumam cobrar ainda uma taxa referente à prestação do serviço, chamada “ad valorem”.

Somando esses itens, o percentual a ser descontado do valor de face do recebível pode variar, em média, entre 4% e 7% ao mês.

9. Pessoa física pode antecipar recebíveis?

Não. A antecipação de recebíveis é uma operação exclusiva para pessoas jurídicas.

Da mesma forma, não é possível antecipar um cheque próprio do empresário. A antecipação destina-se apenas para recebíveis decorrentes de vendas realizadas ou serviços prestados.

10. O que é necessário para antecipar recebíveis na Federal Invest?

O primeiro passo é cadastrar sua empresa em uma agência da rede Federal Invest.

Com o cadastro feito e aprovado, o que normalmente demora um dia, é firmado um contrato.

A partir daí, as operações podem ser realizadas rapidamente, desde que as vendas que originaram os recebíveis a ser antecipados estejam devidamente documentadas.

Saiba mais

Para mais informações sobre antecipação de recebíveis e o que é necessário para cadastrar sua empresa numa agência Federal Invest, você pode entrar em contato com a nossa central de atendimento clicando aqui, ou acessar a página do serviço no nosso site.

Escreva um comentário