O Dia das Crianças é a quarta data comemorativa de maior movimento no comércio do país, e mesmo lojas não especializadas em artigos infantis podem aproveitar a oportunidade para lucrar mais. No ano passado, as vendas para o Dia das Crianças no varejo tiveram um aumento de 2,7% em relação a 2016. Para este ano, a expectativa é de que cresçam ainda mais.

Mas não adianta o comerciante deixar tudo como está e simplesmente esperar que a “mágica” aconteça sozinha. Algumas providências são necessárias para que o Dia das Crianças realmente resulte em mais vendas e signifique a conquista de novos clientes.

Para o lojista que está interessado em aquecer suas vendas no período do Dia das Crianças, listamos 6 sugestões de boas práticas. Confira as dicas e aproveite as que melhor se aplicam à sua empresa.

1. Organize o estoque

Se a ideia é vender mais, a empresa precisa ter mais a oferecer. Se você já está há alguns anos na área, já sabe como é o aumento de clientes em períodos de alta demanda. Mas se é sua primeira vez, analise os concorrentes.

De uma forma ou de outra, abasteça o estoque. No entanto, faça isso de forma bem planejada, para não correr o risco ficar com produto parado após a data. 

2. Treine a equipe

Que o atendimento deve ser impecável em todos os momentos, você já sabe. Ainda assim, nem todos os funcionários estão preparados para a alta demanda de público do Dia das Crianças, ou mesmo sabem como lidar com pais e filhos em busca de presentes.

Os clientes com os quais eles estão acostumados talvez não sejam esses. O melhor a fazer, nesses casos, é um treinamento rápido e eficaz antes da data, de modo que eles estejam capacitados e prontos para enfrentar qualquer desafio.

3. Capriche no Ponto de Venda

O Ponto de Venda (PDV) é o local mais importante para o marketing da sua empresa. É nesse momento que o cliente percebe a sua loja e considera a compra. Em épocas comemorativas, o PDV é essencial para chamar a atenção entre tantos outros estabelecimentos que podem vender os mesmos itens.

Para começar, você deve deixar a loja sempre bem organizada. A limpeza e a facilidade na busca são fatores de impacto para um público que está se empenhando em encontrar os presentes certos.

Tome cuidado com a apresentação dos produtos e decore bastante o espaço! Exponha o que mais tem chances de conquistar a atenção nas vitrines e em pontos estratégicos da loja. Use itens de decoração para destacar os produtos e as promoções. Você pode investir em cores e algumas extravagâncias, mas não exagere para não dar uma impressão de bagunça.

Outra boa ideia é atrair as crianças com atividades voltadas especificamente para elas. Pode ser um personagem infantil andando pela loja e oferecendo doces, um artista de pintura de rosto ou mesmo um carrinho de pipoca ou algodão doce na porta.

Tudo isso acaba trazendo as pessoas para dentro do comércio e fazendo com que fiquem mais tempo, além de perceberem o cuidado que você teve para garantir a satisfação dos clientes.

4. Crie promoções

Por mais que os pequenos demonstrem interesse nos produtos, quem toma a decisão final são os pais. Adultos sabem o quanto o varejo aproveita desse tipo de data e reconhecem quando há ou não vantagens por trás das campanhas. Para fisgá-los tanto quanto seus filhos, ofereça benefícios em relação ao preço.

Fuja daquelas promoções que quase parecem falsas de tão mínimas, ou das que exigem demais do consumidor (“siga estes 7 passos e ganhe um desconto!”). Tente aplicar descontos, brindes e demais vantagens automaticamente na compra. Isso tudo desde que suas finanças estejam em dia e você possa estabelecer essas ações sem prejuízo.

5. Atualize-se

Durante o planejamento, procure se atualizar a respeito do mercado, mesmo antes de tomar as primeiras decisões de estoque. Muitos varejistas cometem o erro de supor que o sucesso de vendas de um ano será o mesmo no ano seguinte, sem checar as tendências atuais para confirmar ou desmentir isso. O ideal é estudar a sua área de atuação primeiro e investir depois.

6. Garanta capital para investir

Ter recursos em mãos para investir nos preparativos é essencial para aproveitar a data ao máximo. Pagando à vista os seus fornecedores, por exemplo, você certamente conseguirá negociar bons descontos nas mercadorias e aumentará a sua margem de lucro.

É aí que o factoring pode dar a força que você precisa. Por meio do factoring, você recebe à vista os valores de cheques, duplicatas e outros títulos de vendas que realizou a prazo, garantindo o capital que necessita. É uma forma prática, rápida e segura de adiantar a receita da sua empresa.

Com a antecipação de seus recebíveis, você não fica restrito ao capital de giro atual e ganha fôlego para investir em estoque, PDV, treinamento e todos os pontos mencionados neste artigo.

 

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