Com aposta em um modelo de atendimento mais artesanal, a unidade conseguiu reduzir os riscos da operação durante o cenário difícil e agora colhe os frutos do crescimento do negócio.
Duas décadas atrás, o sonho de oferecer aos empresários uma alternativa de crédito ao tradicional sistema bancário levou Marcelo Serafim a apostar em uma franquia de factoring da Federal Invest na cidade de Jacupiranga, interior de São Paulo.
Depois de enfrentar alguns dos momentos mais difíceis de sua trajetória durante a pandemia, a unidade adotou um modelo de atendimento mais artesanal e agora colhe os frutos com a retomada do crescimento: a agência está expandindo as operações e se prepara para transferir sua sede para um prédio três vezes maior que o atual.
Demanda que vira oportunidade
Vindo de uma família com tradição de quase meio século no fornecimento de insumos a produtores do segmento agro na região do Vale do Ribeira, Marcelo notou uma forte demanda por crédito junto a esses empresários. Nessa época, ele e o irmão iniciavam o processo de sucessão dos negócios dos pais, e a área de factoring se apresentou como uma boa oportunidade para diversificar os negócios.
“Opções de crédito que não sejam os bancos tradicionais sempre foram desejadas por muitos clientes. E a agência de factoring nos trouxe a possibilidade de atendê-los com antecipação de recebíveis”, aponta.
Em atividade há 19 anos, a Agência Jacupiranga é a segunda franquia mais antiga da Federal Invest. Quem comanda a unidade é Milene Castoldi, esposa de Marcelo, e ele fica à frente dos negócios agropecuários da família.
Análise caso a caso
Mas mesmo toda a experiência acumulada ao longo dos anos não poupou Milene e Marcelo de enfrentar momentos difíceis na recente crise sanitária causada pelo coronavírus. “Logo que se iniciou a pandemia, sabíamos que viria muita instabilidade pela frente”, lembram.
A saída para lidar com a situação foi adotar análises mais criteriosas, de modo a minimizar os riscos de inadimplência nas antecipações de recebíveis. “Optamos por suspender os limites dos clientes e estudar caso a caso a situação de cada um que solicitava recursos, tornando nossa operação mais artesanal”, revelam.
Retomada do crescimento
A medida foi fundamental para a Agência Jacupiranga superar o momento de dificuldade, pois ajudou a manter a taxa de inadimplência dentro dos padrões previstos.
Agora, com o avanço da vacinação e a retomada da economia, o faturamento voltou a crescer mês a mês e o casal já projeta novos investimentos.
“Estamos locando uma nova área com o triplo do tamanho da atual para expandir as operações e buscar novos negócios”, contam.
Com mudança de sede prevista para agosto deste ano e adesão a novos produtos lançados pela franqueadora, como a conta digital Fibank para empresas, Marcelo e Milene estão bastante otimistas, embora reconheçam que a situação ainda requer atenção. “Mas o suporte da rede tem sido extremamente importante para que a gente avance com segurança”, completam.