Por Felipe Junqueira*

Reta final de 2022 e Natal se aproximando com expectativas comerciais altíssimas, após praticamente dois anos de retração do mercado. O que mais as empresas esperam desse fim de ano? Vender muito ou ter lucro?

Mas, não significam a mesma coisa? Se eu consigo zerar quase ou todo meu estoque nessa época do ano não quer dizer que vou, enfim, sair do prejuízo e conseguir dar uma respirada? Acredite, nem sempre isso acontece. Infelizmente!

Os motivos para a lucratividade não aparecer, mesmo vendendo muito, podem estar em vários pontos de uma gestão com pouca organização, planejamento, metas e principalmente precificação equivocadas!

Quando isso acontece, e no final o empresário vai fechar as contas e se depara com um lucro muito abaixo do esperado ou até mesmo apenas vê a continuidade de um cenário que ele presencia há muito tempo, traz à tona um sentimento de estar um pouco perdido no meio de números dos quais ele não esperava.

Isso gera automaticamente uma frustação gigantesca e falta de motivação pra encarar o próximo ano com as energias e o caixa recuperados! Mas como mudar esse cenário? Onde está a falha? E o que fazer para evitar essa situação?

Quando uma empresa está seguindo um caminho errado em relação  àquele que ela precisa trilhar para o sucesso, quanto mais ela segue, mais ela se distancia do destino que precisa encontrar.

Então, a primeira coisa é parar e fazer uma análise minuciosa em várias áreas, mas no caso do setor comercial é necessário principalmente verificar a precificação dos produtos.

O que não é nem um pouco difícil de acontecer é que muitos dos preços praticados podem estar completamente defasados. Em alguns casos, são muitos fornecedores para a fabricação do produto, muitos itens de matéria prima que mudam de preço constantemente e isso acaba não sendo atualizado.

Outro exemplo são estabelecimentos com muitos itens que não fazem essa verificação e continuam vendendo produtos bem abaixo do mercado, quando vão repor o estoque levam um susto, pois o preço de venda está muito abaixo que o de custo! Isso acontece com muito mais frequência do que se possa imaginar!

Parece óbvio que o empreendedor saiba calcular a lucratividade do produto e praticá-la. E ele sabe! Porém, muitas vezes possui uma equipe enxuta, precisa também estar atento a outras áreas da empresa e acaba deixando passar esses processos atualizados para que sua lucratividade esteja garantida.

E ele só se dá conta disso quando os números “não batem” e o que ele projetou fica muito distante do que é necessário para que a saúde financeira da empresa seja garantida! Portanto, de “olho nos preços”!

A ideia aqui não é aumentar valores acima do mercado, nada disso, isso só irá fazer com que os clientes se afastem. O objetivo é estar atento para não ter surpresas desagradáveis no final!

Fica a sugestão para começar um 2023 com as contas em dia e com expectativas de sucesso para o próximo ano. E em 2023 não esqueça de prestar muita atenção nos NÚMEROS que a sua empresa está mostrando. Eles FALAM. E ouvi-los é um dos primeiros passos para garantir a estabilidade do seu negócio!

Boas Festas!

* Felipe Junqueira é fundador da Números Falam – Assessoria Empresarial

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