Após meses a fio de restrições às atividades, o comércio físico aos poucos se recupera do aperto causado pela pandemia. E uma das datas mais aguardadas para fortalecer a retomada e equilibrar as finanças é, sem dúvida, o Natal que se aproxima.

O avanço da vacinação e a flexibilização das regras sanitárias geram otimismo. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o aumento da circulação de consumidores neste ano deve elevar as vendas em 3,8% em relação ao Natal de 2020.

Ao lado disso, para atender a demanda maior, a entidade calcula que os varejistas deverão recrutar 94,2 mil trabalhadores temporários – a maior oferta desde o Natal de 2013, quando foram abertos 115,5 mil postos de trabalho com essas características.

Mas não basta ampliar a equipe – e talvez contratar temporários nem seja necessário para você.

Contudo, há outras ações fundamentais para preparar bem a sua loja e aproveitar ao máximo o potencial de vendas da época natalina.

Com esse foco, listamos 6 providências estratégicas importantes para o seu negócio ter sucesso nesse período tão relevante. Acompanhe!

#1. Abasteça o estoque

Se a ideia é vender mais, é preciso ter mais a oferecer. Faça uma estimativa de vendas e abasteça seu estoque. É comum que as empresas fornecedoras fechem na segunda quinzena de dezembro. Além disso, as encomendas devem ser feitas com antecedência de dois a três meses. Portanto, já estamos em cima da hora.

Lembre-se de que planejamento é sempre a palavra-chave. Se de um lado você não quer perder vendas promissoras por falta de produto, por outro não pode correr o risco de ficar com mercadorias paradas após a data.

#2. Atualize-se sobre as tendências

Durante o planejamento, procure se atualizar a respeito do mercado, mesmo antes de tomar as primeiras decisões de estoque.

Muitos varejistas cometem o erro de supor que os produtos que fizeram sucesso em um ano vão continuar bombando no ano seguinte, sem checar as tendências atuais para confirmar ou desmentir isso.

O ideal é primeiro estudar sua área de atuação, sua clientela e seus concorrentes, para só então investir no que realmente poderá trazer bons resultados

#3. Garanta capital para investir

Ter recursos em mãos para investir nos preparativos é essencial para tirar maior proveito da data. Pagando à vista os seus fornecedores, por exemplo, você certamente conseguirá negociar bons descontos nas mercadorias e aumentará a sua margem de lucro.

É aí que o fomento comercial faz toda a diferença. Por meio desse instrumento, também chamado de factoring, você antecipa o recebimento das vendas que realizou a prazo e levanta já o capital que necessita. É o dinheiro do futuro entrando em caixa no presente.

Antecipando seus recebíveis numa agência de factoring, você amplia o capital de giro, não se endivida e ganha fôlego para investir em estoque, decoração, publicidade, treinamento e até contratação de colaboradores temporários – além de viabilizar o pagamento em dia do 13º salário da sua equipe.

A antecipação de recebíveis também é uma boa alternativa para os fornecedores que estão vendendo a prazo e precisam de liquidez imediata para seguir aplicando no reforço da produção.

A Federal Invest é líder nacional do segmento e tem mais de 100 agências em todo o país, prontas para antecipar os recebíveis da sua empresa com agilidade e segurança.

#4. Treine sua equipe

Bom atendimento é indispensável em todos os momentos. Invista em colaboradores simpáticos e treinados para fazer vendas atenciosas.

Cursos de reciclagem são importantes para aperfeiçoar o atendimento aos clientes, reforçar as características de produtos e saber o que fazer para lidar com objeções.

Lembre-se ainda de que bons vendedores são aqueles que estão engajados. Mantenha a motivação, ofereça bonificações pelo número de vendas ou por metas diárias, repasse feedbacks e informe o que acontecerá e quais são as suas expectativas. Tenha em mente que o principal é o capital humano. É ele que fará você atingir seus objetivos.

#5. Flexibilize o pagamento

Ter empatia com o cliente é o primeiro passo para o sucesso em qualquer negócio. Não está fácil para ninguém e a gente sabe que as despesas aumentam para todo mundo no fim do ano.

Portanto, planeje formas de facilitar as opções de pagamento na sua loja. É possível, por exemplo, aumentar o número de parcelas, diversificar os meios de pagamento e oferecer descontos para quem pagar à vista.

Também vale a pena criar promoções do tipo “leve 3 e pague 2”, já que as pessoas normalmente compram mais nessa época do ano.

#6. Planeje a decoração

Por fim, e não menos importante, é hora de planejar a decoração. A data merece destaque especial, não é mesmo?

A vitrine tem o poder de diferenciar sua loja das demais, ganhar a atenção do público e despertar o desejo de compra, Mas, para isso, ela precisa ser bem pensada e elaborada.

Além de seguir um tema e contar com adereços típicos da ocasião, os produtos apresentados e a forma como estão expostos dizem muito.

Na seleção do que irá para a sua vitrine, lembre-se de que nessa época as pessoas estão à procura de produtos para si mesmas e também para presentear familiares, amigos e o famoso amigo secreto.

Nessa escolha pode ser interessante dar preferência para lançamentos, produtos com uma margem de lucro maior ou até mesmo aquele item que está parado no estoque e você deseja escoar.

Suportes e acessórios que valorizem a exposição dos produtos, iluminação adequada e ofertas também são importantes para atrair a atenção do público.

Mas cuidado para não sobrecarregar a vitrine de produtos e enfeites. Se ela ficar visualmente poluída e cansativa terá efeito contrário ao desejado.

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