Pequenas e médias empresas (PMEs) são a base da economia brasileira, representando mais de 99% do total de negócios em atividade no país. No entanto, elas também enfrentam diversos desafios que podem dificultar seu crescimento e seu sucesso.
Embora boa parte dos desafios varie conforme a área de atuação e o nicho de mercado, alguns são comuns à maioria dos empresários. Entre eles, separamos os 5 mais recorrentes nas PMEs e apontamos dicas de como superá-los. Confira!
1. Gestão eficiente
Uma boa gestão é essencial para o sucesso de qualquer empresa, mas é ainda mais importante para as PMEs, que geralmente têm menos recursos e tempo para dedicar a essa área.
Para ter uma gestão eficiente, as PMEs devem investir em ferramentas e processos que ajudem a organizar e controlar as atividades do negócio. Além disso, é importante ter uma equipe capacitada e comprometida.
Utilizar um software de gestão, definir metas e objetivos claros, monitorar o desempenho da empresa regularmente e tomar decisões baseadas em dados e informações são medidas relevantes para melhorar a gestão.
2. Planejamento
O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Ele ajuda a definir objetivos, estratégias e ações, e a garantir que o negócio esteja no caminho certo.
As PMEs devem fazer um planejamento estratégico que leve em consideração o mercado, o público-alvo, os concorrentes e as condições internas da empresa.
Além disso, é importante fazer um planejamento financeiro que ajude a controlar as finanças do negócio.
3. Precificação
A precificação é uma tarefa complexa que exige uma análise cuidadosa de diversos fatores.
Além dos custos da empresa e do lucro pretendido, também é preciso levar em conta o preço praticado pelos concorrentes, o valor que o produto ou serviço tem para os consumidores, seus diferenciais e até a situação em que ele é comercializado.
Uma boa dica para precificar seus produtos ou serviços de forma adequada é contar com a ajuda de uma ferramenta de precificação.
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. O Sebrae, por exemplo, oferece uma gratuita chamada Calculadora de Marketplace. Ela é simples de usar e permite que você calcule os custos de produção ou aquisição, a margem de lucro desejada e o preço de venda.
4. Vida pessoal X vida profissional
É comum que os donos de PMEs tenham que trabalhar longas horas e se dedicar ao negócio em tempo integral. Isso dificulta a separação entre a vida pessoal e profissional, o que pode levar a problemas como estresse, ansiedade e até mesmo exaustão.
Para evitar esses problemas, é importante estabelecer limites entre as duas esferas da vida e criar espaços físicos específicos para cada uma delas.
Outro erro recorrente é a mistura das finanças pessoais com as empresariais. Muitos donos de PMEs acabam tirando dinheiro do caixa da empresa para pagar contas de casa e vice-versa.
Essa prática equivocada faz com que as finanças da empresa se desequilibrem e torna muito difícil manter um fluxo de caixa saudável. Para evitar esse tipo de erro é importante estabelecer previamente – e respeitar rigorosamente – um valor para a sua retirada mensal.
A confusão entre as contas pessoais e as da empresa é uma das causas mais sérias do desequilíbrio de recursos de muitos negócios. É importante evitar esse tipo de comportamento e manter a operação do caixa bem distante das retiradas pessoais de dinheiro.
5. Crédito
O acesso ao crédito é essencial para o crescimento de qualquer empresa, mas é ainda mais importante para as PMEs, que geralmente têm menos recursos próprios.
Porém, não é nada fácil para pequenos negócios obter crédito em instituições financeiras tradicionais.
Uma boa alternativa é a antecipação de recebíveis junto a instituições especializadas nesse tipo de operação, como a Federal Invest.
A antecipação permite que a empresa receba à vista os valores das vendas realizadas a prazo, com taxas competitivas e condições melhores que outras linhas de crédito. E sem se endividar, já que a empresa está adiantando o recebimento de um dinheiro que já é seu, mas só entraria no futuro.
Antecipando recebíveis, o empresário pode dar prazo de pagamento aos clientes, o que o ajuda a vender mais, e receber tudo à vista, garantindo tranquilidade na hora de ajustar as contas do mês.
A Federal Invest dispõe de mais de 100 agências, em todas as regiões do país, especializadas em antecipar recebíveis com agilidade e segurança.