Toda empresa exige recrutamento e seleção de novos funcionários em algum momento. Se a sua está passando por esse processo, é algo muito bom — significa crescimento! Contudo, para quem ainda não tem uma equipe de RH para lidar com a questão, trata-se de mais um desafio.

O ponto importante a ser considerado é que esse procedimento precisa de indicadores para ser eficaz. São ferramentas que explicitam dados essenciais sobre todo o processo e métricas que determinam o que deve ser feito. Não dá para tomar boas decisões sem elas, pois avaliam desde onde a empresa veio até o ponto que pretende ir.

Toda contratação já é um custo para o empreendimento, mas ela logo se transforma em investimento se for feita corretamente. Por outro lado, se o recrutamento falhar, o colaborador ruim ou mediano pode nunca deixar de ser um custo, inclusive por conta da rotatividade.

Neste artigo, destacamos alguns indicadores fundamentais para ajudar você a escolher melhor e gastar menos. Confira!

Os principais KPIs de recrutamento e seleção

KPIs significam Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho. Eles podem ser aplicados a praticamente tudo, mas, neste caso, vamos focar no âmbito de contratações. Os KPIs são distintos para cada etapa do processo e servem para que a empresa identifique os pontos a serem melhorados, um a um.

Nem todos os negócios utilizarão os mesmos indicadores da mesma maneira. É possível adaptá-los à sua situação atual. Se você já sabe sua taxa de turnover com base nas últimas contratações, essa é uma métrica que não precisa refazer.

Quem está começando, entretanto, dificilmente tem dados como esses. Então, fique atento aos KPIs a seguir para começar a gerá-los!

Qualidade das contratações

Que tal começar com algo relativamente simples, mas que define o mais importante? Esse indicador é de pós-contratação e pode ser observado em funcionários recentes que passaram pelo processo seletivo atual. Veja se eles estão atendendo às expectativas, se o desempenho apresentado é suficiente e se estão satisfeitos com o trabalho.

Isso pode ser visto em períodos predeterminados, mas o ideal é que seja entre seis meses e um ano. Se os resultados forem negativos, é provável que o problema esteja no recrutamento. Ou seja, é o indício que você precisava para checar e alterar alguns quesitos na pré-contratação.

Performance da equipe recrutadora

Há diversas formas de avaliar a performance dos recrutadores. Uma delas é a própria análise da qualidade das contratações, realizada previamente, mas há ainda outros aspectos importantes, como o tempo usado no fechamento de uma vaga. Admissões erradas custam dinheiro, assim como períodos longos com vagas abertas.

Ao ter uma noção de como andam os profissionais da seleção, é possível identificar suas dificuldades e realizar treinamentos específicos para quem mais precisa. Da mesma forma, esse indicador ajuda a reconhecer aqueles que têm mais desenvoltura e podem ser melhor utilizados.

Satisfação dos envolvidos

É certo que os gestores devem estar satisfeitos com as contratações realizadas, mas um bom processo de recrutamento e seleção traz contentamento também ao candidato.

Mesmo que ele não se torne um colaborador, sua experiência afeta a visão da empresa como empregadora no mercado, o que pode, futuramente, afastar bons talentos em vez de atraí-los. Além do mais, um funcionário que já chega insatisfeito tende a não ter um bom desempenho.

Custos de contratação

É hora de falar sobre como o processo seletivo influencia na saúde financeira da empresa. Toda ação tem seus custos e com o recrutamento não é diferente — seja pelo período no qual a oportunidade está aberta, o tempo gasto pela equipe de seleção, as salas reservadas para entrevistas e/ou dinâmicas de grupo ou pelos anúncios da vaga publicados em sites especializados e redes sociais.

Para ter uma boa ideia dos custos, você pode seguir essa fórmula:

Total gasto em processos de recrutamento / Vagas preenchidas

Também é interessante verificar os gastos separadamente, para identificar de que maneira eles podem ser reduzidos. Por exemplo, em vez de investir em agências de emprego, muitos negócios preferem softwares de seleção.

SLA

O Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço (ANS), é uma resolução feita entre duas partes na entrega de determinado serviço. É um termo bastante utilizado na área de TI, por se tratar de algo essencial a segmentos que trabalham com serviços não materiais. Afinal, não há um produto para servir como garantia.

O mesmo conceito pode ser usado no recrutamento e seleção. A empresa e o candidato devem fazer um acordo transparente, no qual ambas as partes se sintam contempladas. Nesse caso, o SLA é como um KPI voltado para o futuro: com ele, você desenha a performance que gostaria de ver nos contratados. Ele pode, inclusive, servir como base para o desenvolvimento de outros indicadores.

Funil de contratação

Assim como o funil de vendas, o funil de contratação engloba todas as etapas pelas quais o candidato passa até se tornar efetivamente um funcionário. Normalmente, o funil pode ser dividido em quatro: atração (envio de currículos), qualificados (entrevistas e/ou dinâmicas), finalistas (últimas entrevistas) e contratados. Dependendo do seu processo, a divisão pode ser maior.

O indicador aqui não é um, mas vários, dispostos ao longo do funil. Por exemplo, se os finalistas não parecem bons o bastante para prosseguir para a última etapa, é provável que algo esteja dando errado na fase de qualificação. Isso talvez o leve ao KPI de performance dos recrutadores ou mesmo de satisfação dos envolvidos.

A importância dos indicadores no recrutamento e seleção

Como deu para perceber, todos esses indicadores estão intimamente ligados uns aos outros e ao sucesso produtivo da empresa. Seja para manter a saúde financeira intacta, seja para a retenção de bons talentos, o processo seletivo é vital no crescimento de qualquer empreendimento.

A análise desses e outros indicadores faz a diferença no aprimoramento de todos os procedimentos de recrutamento e seleção. São dados que iluminam o caminho e mostram o rumo que a empresa deve seguir. Lembre-se de dar a atenção necessária a eles.

Escreva um comentário