Sabe aquele cliente que atrasa o pagamento todo mês? E aquele outro que simplesmente não paga e some do mapa?

Pois é, toda empresa está sujeita aos maus pagadores. E corre o risco de amargar prejuízos razoáveis se não tomar muito cuidado quando vende a prazo.

Mas não pense que simplesmente deixar de vender a prazo pode ser a solução. Todo mundo sabe que quem não facilita o pagamento vende menos e corre o risco de perder até os clientes mais fiéis para a concorrência.

A melhor saída, portanto, é conhecer e utilizar todos os meios disponíveis para se precaver e tornar suas vendas a prazo mais seguras.

Quer saber como evitar a inadimplência e garantir mais tranquilidade? Então confira estas 7 dicas para proteger as finanças do seu negócio.

1. Verifique quem é o cliente

Crédito é confiança. E para confiar alguém é preciso conhecê-lo. Então o primeiro passo é levantar o maior número possível de informações sobre o cliente, seja pessoa física ou jurídica.

Antes de mais nada, verifique se ele é quem diz ser, checando a veracidade dos dados apresentados, como CPF, CNPJ, endereço, telefone e e-mail, entre outros.

A partir daí, consulte um bureau de crédito, como a Serasa, para conhecer o histórico do cliente: se tem dívidas, se passou cheques sem fundos, se foi protestado etc.

É aconselhável ainda pedir e checar referências comerciais e pessoais, além de realizar pesquisa em mecanismos de busca e redes sociais.

2. Formalize a operação

A formalização é a maneira mais segura de promover uma relação de compra e venda de produtos ou serviços.

O contrato identifica o cliente, fixa prazos e estabelece os deveres e obrigações de ambas as partes, bem como as respectivas consequências em caso de descumprimento.

Numa operação formalizada, o comprador pensa duas vezes antes de descumprir o compromisso firmado.

3. Tenha um cadastro completo e atualizado dos clientes

Organizar um bom cadastro, alimentado com informações completas e atualizadas sobre os clientes, é fundamental para quando houver necessidade de fazer cobrança.

O cadastro é importante também para manter o relacionamento com seu público, efetivar ações de pós-venda e realizar contatos futuros em que você poderá apresentar promoções, novos itens ou serviços complementares que possam ser do interesse do cliente.

4. Tenha um bom controle das contas a receber

Quem pagou, quem não pagou, o que você tem a receber na semana, tudo isso deve ser acompanhado diariamente.

Esse monitoramento é essencial para a identificação da inadimplência e a estruturação de um cronograma de cobrança.

Caso contrário, você corre o risco de considerar pago algum título em aberto ou mesmo cobrar indevidamente quem já pagou.

5. Nunca deixe de cobrar os clientes em atraso

Cobrar pode não ser tarefa agradável, às vezes chega até a ser desgastante, mas é um direito de quem tem a receber.

Então não tenha medo de cobrar. Mas saiba como abordar o cliente devedor para não causar constrangimento. Discrição e cordialidade são fundamentais.

Se você faz um bom controle dos pagamentos dos seus clientes, consegue identificar com clareza e rapidez quem está em atraso e quem costuma atrasar.

De forma preventiva, vale a pena também adotar o hábito de enviar lembretes aos clientes que costumam atrasar. Muitos deixam de pagar por simples descuido, ou porque não foram cobrados – e acabam pagando as dívidas que aparecem antes.

6. Invista em um bom relacionamento com seus clientes

O bom relacionamento com os clientes é excelente para o sucesso de um empreendimento, e também uma prática interessante para o controle de inadimplência.

Esse relacionamento gera oportunidade de acordo, que sem dúvida é bem mais prático, rápido e menos desgastante do que uma cobrança judicial.

E se você chegar ao ponto de precisar fazer um acordo, tenha em mente que é melhor receber o pagamento com desconto e em parcelas do que nunca ver a cor do dinheiro.

7. Considere a opção de terceirizar a gestão das contas da sua empresa

Você também tem a alternativa de recorrer a uma agência de fomento para fazer a gestão das contas da sua empresa, inclusive as cobranças e a análise de crédito.

Terceirizar esse serviço torna tudo mais fácil, dá mais segurança às suas vendas a prazo e ainda deixa você livre para se dedicar às outras prioridades do negócio.

A Federal Invest tem um time de especialistas que cuida de toda a rotina financeira da sua empresa com eficiência, segurança e economia.

O serviço terceirizado de gestão de contas pode incluir:

  • emissão de boletos;
  • controle de recebimentos;
  • cobranças;
  • pagamentos;
  • controle do fluxo de caixa;
  • antecipação de recebíveis sob medida;
  • análise de risco e consultoria para a concessão de crédito a clientes.

Tudo isso com a garantia de quem mais entende do assunto e tem 30 anos de experiência no mercado.

Gostou das dicas para vender a prazo com segurança e quer saber mais sobre terceirização da gestão de contas? Entre em contato conosco pelo WhatsApp 11 91429-7766 ou clique aqui para acessar a página do serviço no nosso site.

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