A necessidade de recursos para investir no próprio negócio, quitar dívidas ou resolver problemas com falta de capital de giro leva muitos empreendedores e pessoas físicas a ficarem em dúvida sobre qual a melhor modalidade de empréstimo. Entre tantas opções disponíveis no mercado, o crédito com garantia imobiliária é uma das mais acessíveis e com menor custo.

Neste post, vamos explicar tudo sobre crédito com garantia imobiliária. Desde a sua definição e principais características, até os requisitos necessários para solicitar recursos. Você vai aprender como funciona todo o processo de análise, pagamento das parcelas e quais motivos fazem dessa modalidade uma boa opção.

O que é o crédito com garantia imobiliária?

O Crédito com Garantia Imobiliária (CGI) também é conhecido como Home Equity e Refinanciamento Imobiliário (Refin). Nessa modalidade, uma pessoa física ou jurídica pode usar um imóvel como garantia ao solicitar um empréstimo. Pode ser uma casa, apartamento, prédio ou sala comercial.

Por se tratar de contrato de baixo risco, as taxas de juros são bem menores quando comparadas a outros empréstimos oferecidos no mercado. É comum encontrar juros acima de 10% ao mês nos bancos, mas no crédito com garantia imobiliária a taxa mensal começa em 1,15%.

A capacidade de pagamento e as características do imóvel são alguns dos fatores que definem a taxa de juros nessa modalidade. Mas fique tranquilo, você tem total liberdade para definir como usará o dinheiro. O prazo de pagamento pode variar entre 36 e 240 meses.

Quem pode solicitar o crédito com garantia imobiliária?

O crédito com garantia imobiliária é indicado para pessoas físicas e empresas de pequeno e médio porte com imóvel próprio. Essencial como garantia no contrato, a propriedade pode ser residencial ou comercial e ela não dispensa a avaliação da sua capacidade de pagamento.

Assim como em qualquer operação de crédito, a instituição que oferece os recursos precisa checar as suas informações. Isso é feito para garantir que o contrato oferecido atenda às suas necessidades e não ultrapasse a sua capacidade de pagamento.

Como funciona a aprovação dessa modalidade de crédito?

Agora que você já sabe o que é e para quem se destina o crédito com garantia imobiliária, vamos explicar todos os detalhes sobre o processo de avaliação e aprovação desse empréstimo. Veja a seguir todos os passos para conseguir dinheiro usando o seu imóvel.

1º passo — Solicitação

Depois de avaliar todas as modalidades de empréstimo disponíveis no mercado e optar pelo crédito com garantia imobiliária, você deve solicitar uma avaliação pela internet ou em uma agência.

2º passo — Proposta

Com as informações sobre o imóvel e o interessado em solicitar os recursos, seja pessoa física ou empresa, a instituição de crédito vai negociar com agentes financeiros para conseguir as melhores propostas de acordo com o seu perfil e necessidades.

3º passo — Análise de crédito

Depois de receber as propostas, você precisa enviar documentos sobre a propriedade, além dos próprios dados ou da sua empresa. É nessa etapa que a análise de crédito, a vistoria e a avaliação do imóvel são feitas.

A aprovação de uma propriedade depende exclusivamente da sua liquidez no mercado. Na prática, isso significa que a facilidade com que ela pode ser vendida é o que vai definir a garantia. Mas fique tranquilo, as instituições financeiras nunca têm interesse em ficar com o imóvel. Esse critério de avaliação é uma prática estabelecida no mercado de crédito.

4º passo — Contrato

Com a aprovação do imóvel e do perfil de crédito, um contrato será emitido para formalizar o empréstimo. Todos os documentos apresentados precisam passar pela avaliação do Cartório de Registro de Imóveis para que a operação seja concluída.

5º passo — Recebimento

Com todas as etapas concluídas, o agente financeiro libera os recursos e você recebe o dinheiro na sua conta. Apesar de ser composto por vários passos, o processo de análise e aprovação de crédito pode concluído em cinco dias úteis, após a entrega da documentação completa e o preenchimento dos formulários.

Caso o seu imóvel não seja aceito no crédito com garantia, você ainda encontra diversas opções para financiar o seu negócio e quitar dívidas. Se você é empreendedor, é possível fazer a antecipação de recebíveis. Recentemente, a antecipação de recebíveis de cartões de crédito também passou a ser oferecida.

Por que escolher o crédito com garantia imobiliária?

Além da facilidade na obtenção de um empréstimo, outra vantagem do crédito com garantia imobiliária é que você continua usando o imóvel como quiser. Seja uma casa ou sala comercial — não é preciso se preocupar, porque nada vai mudar na rotina da sua família ou empresa.

Para quem precisa de muitos recursos para investir na expansão dos negócios ou tem dívidas na pessoa jurídica ou física, é possível levantar um volume grande de dinheiro. Geralmente, o empréstimo corresponde a 50% do valor do imóvel na avaliação. Esse percentual pode variar, dependendo de características que interferem no contrato, mas não deixa de ser uma das opções mais competitivas.

Outra vantagem é ter liberdade para vender a propriedade que foi usada como garantia. Se você decidir se mudar ou por algum outro motivo optar pela venda, pode fazer isso sem que o empréstimo seja uma barreira. O que muda é a forma como você fará a venda.

É preciso informar ao comprador que o imóvel é a garantia em um empréstimo. Dessa forma, o comprador deve quitar o saldo devido e pagar para você apenas o restante do valor da venda. Embora não seja uma operação muito complexa, é recomendado que seja feita com o acompanhamento de advogados.

Por fim, o crédito com garantia imobiliária apresenta uma série de pontos positivos e pode ser a melhor alternativa para pessoas físicas e empresas que buscam recursos sem burocracia e a um custo competitivo. No entanto, assim como em qualquer operação de crédito, é preciso manter o controle do ciclo financeiro e planejar o pagamento das parcelas.

Desta forma, você terá os recursos necessários para resolver os seus problemas financeiros e investir no futuro da sua família e do seu negócio usando o crédito com garantia imobiliária.

Escreva um comentário