O endividamento de empresas não é tão incomum quanto se imagina. Em alguns casos, pode ser até uma situação necessária para que algumas estratégias de crescimento sejam postas em prática.

No entanto, é preciso evitar que a empresa seja protestada — e também saber como tirá-la dessa situação. Pensando nisso, produzimos um conteúdo completo para você. Continue a leitura e confira o que é protesto, o que é negativação e como levantar recursos para quitar as suas dívidas.

O que é protesto?

O protesto é o ato formal pelo qual se prova a inadimplência de uma pessoa, física ou jurídica, em relação a um título de crédito.  Além de evidenciar publicamente o atraso do devedor, o protesto tem a função de resguardar o direito do credor.

Somente o tabelião de protesto de títulos pode lavrar e registrar o protesto, conforme indica a lei 9.492.

A consequência é a negativação do devedor por meio dos serviços de proteção ao crédito. Mas antes que isso ocorra, a empresa inadimplente recebe um aviso do cartório informando um novo prazo para pagar a dívida.

Geralmente, o prazo é de 3 dias após o protocolo. Se a empresa conseguir pagar o título dentro do prazo, o protesto nem é efetivado. Mas caso não coloque a conta em dia, ele é lavrado.

O que é negativação?

A empresa fica negativada quando há registros de protestos contra ela nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa Experian, Boa Vista SCPC e SPC Brasil.

Mas também é possível a negativação sem que seus títulos tenham sido protestados em cartório. Basta ter dívida vencida e não paga para que o credor consiga inscrever a empresa devedora no banco de dados de pendências financeiras.

Com o nome sujo, a empresa passa a enfrentar limitações de crédito, ficando ainda mais difícil levantar dinheiro para quitar as dívidas.

Além da questão do crédito, há outras consequências que acabam afetando o negócio, como o pagamento de juros pelo atraso e até mesmo a ocorrência de ações judiciais contra a empresa. Ambas as situações são graves e podem colocar em risco a realização das suas atividades e a sua permanência no mercado.

Portanto, o ideal é se esforçar para regularizar a situação o quanto antes e limpar o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Existem basicamente dois passos a seguir:

  1. pagar a dívida: o ideal é entrar em contato com o credor e renegociar o valor; assim, mesmo que você não tenha o dinheiro em mãos, poderá buscá-lo por meio de outras soluções, como empresas de factoring, por exemplo;

  2. solicitar o cancelamento do protesto: com o próprio título ou um documento que comprove o seu pagamento, a empresa pode procurar o cartório e solicitar o cancelamento do protesto; a partir disso, em alguns dias seu nome estará limpo novamente.

Essa é uma providência importante, pois qualquer análise de crédito é baseada em informações que demonstram a capacidade que a empresa tem de pagar suas dívidas, ou seja, no seu credit score. Logo, estando protestada e negativada, ela perde credibilidade e oportunidades de crédito.

Como levantar recursos para quitar as dívidas?

O cancelamento do protesto é relativamente simples, mas levantar recursos para pagar as dívidas pode não ser fácil. Por isso, separamos para você alternativas que possibilitam quitar as contas em atraso, antes que a dívida seja motivo de protesto e negativação.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma das maneiras mais saudáveis de recuperar o equilíbrio financeiro da empresa e pagar suas contas antes que fiquem em atraso. Isso porque se trata do adiantamento de um valor que já pertence a ela.

Antecipar recebíveis significa adiantar o valor das vendas realizadas a prazo, o que inclui meios de pagamento como cartão de crédito, cheque e duplicata. Portanto, quando você realiza essa antecipação, a empresa de factoring fornece o dinheiro para a sua empresa, como se a venda tivesse sido à vista, e passa a receber diretamente dos seus clientes.

Crédito com garantia imobiliária

Essa também é uma opção interessante para quem tem dívidas de valores maiores. A empresa oferece um imóvel como garantia e consegue crédito com juros mais baixos e prazo mais longo para pagar. E assim pode quitar suas dívidas antes que elas gerem maiores problemas.

A empresa precisa seguir algumas etapas até conseguir o valor pretendido:

  1. primeiro passará por uma simulação, na qual informará os seus dados, o valor pretendido, o valor aproximado do imóvel e o prazo em que pretende pagar pelo crédito;

  2. depois, a instituição credora avaliará o crédito da sua empresa com base no seu histórico;

  3. a partir disso, o imóvel usado como garantia será avaliado;

  4. com as etapas anteriores concluídas, as partes fecharão um contrato, discriminando todas as condições;

  5. por fim, o credor fornecerá o valor acordado para a sua empresa.

O crédito com garantia imobiliária é uma forma eficiente de levantar recursos e evitar que a empresa seja protestada. Porém, qualquer que seja a opção, é importante buscar os recursos antes que o nome da empresa seja negativado, pois caso contrário ela dificilmente terá o crédito aprovado.

Como você viu aqui, o protesto e a negativação podem prejudicar bastante o seu negócio. Deixar dívidas em aberto provoca diversas dificuldades, principalmente para a obtenção de crédito. Portanto, é importante buscar alternativas para quitar as dívidas o quanto antes.

 

Escreva um comentário